Novo portal fornece informações a diabéticos

Os diabéticos paranaenses, que já somam cerca de 350 mil, ganharam ontem mais uma ferramenta na ajuda ao controle da doença. Foi lançado oficialmente, numa parceria da TIM Celular, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e Bio Eng Projetos e Construções em Saúde, o portal SOS-Diabetes (www.sos-diabetes.com). Nele, o portador da doença pode obter informações importantes sobre a diabetes mellitus, como sintomas, formas de tratamento e controle. No quesito controle, o site disponibiliza um diferencial. O internauta poderá receber gráficos relativos ao desenvolvimento da doença em seu organismo. Para isso, basta ele enviar os dados relativos à quantidade de glicose no sangue para o site. Isso pode ser feito inclusive pelos telefones celulares da TIM.

Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Ramiro Wahraftig, o governo do Paraná investiu R$ 250 mil em quatro anos, para que o site fosse viabilizado. “Se conseguirmos salvar uma vida apenas, o investimento já será pago”, disse o secretário, acrescentando que o site é inédito no mundo.

Segundo o coordenador do projeto, Norton Mello, as informações e gráficos individualizados repassados ao diabético pelo site servirão como subsídios para análises clínicas. “O site não fornece nenhuma informação clínica, é bom salientar isso”, explicou Mello. Ele, que também é diabético, contou que a nova página na Internet será importante na medida que o bom controle dos índices de glicose (açúcar) no sangue é fundamental para que o diabético tenha uma vida normal. “O número de diabéticos no Paraná está dentro da média nacional. A cidade com maior incidência da doença no Brasil é Porto Alegre”, contou Mello, destacando que segundo a International Diabetes Federation, 7,6% da população brasileira tem a doença.

Pelo celular

Será possível enviar informações sobre o percentual de glicose para o site por meio dos celulares da TIM Celular. As respostas serão dadas no próprio site, ou pelo aparelho celular, serviço que estará disponível em poucos dias. O presidente da TIM Sul, Álvaro Pereira de Moraes Filho, explicou que o custo dos serviços será baixo como o serviço de envio de mensagem normais, girando em torno de R$ 0,20. “Esse é mais um projeto que visa transformar a telefonia móvel em algo mais. Queremos que o celular seja uma ferramenta de comunicação pessoal, disponibilizando vários serviços”, explicou, citando como exemplo de serviços a previsão de geadas feita através dos celulares da empresa na região de Londrina.

Voltar ao topo