Novo modelo de passaporte já é emitido no Estado

Pelo menos 1.653 pedidos do novo modelo de passaporte já foram feitos nas delegacias da Polícia Federal de Curitiba e de Cascavel, na região oeste do Paraná.

Em princípio, apenas essas duas delegacias estão disponibilizando aos paranaenses o novo documento, que traz um chip de identificação já utilizado em países da União Europeia, além de Japão, Estados Unidos e Austrália.

De acordo com o agente Milton Fantucci, relações públicas da Delegacia da Polícia Federal de Cascavel, a presença do chip no novo passaporte trará maior segurança em todos os sentidos, tanto para os usuários quanto para os órgãos cujas atribuições envolvem o manuseio do passaporte.

“Essa nova tecnologia armazena dados biográficos, tais como o nome, data de nascimento e sexo do cidadão, e biométricos, como impressões digitais e fotografia do rosto. O passaporte que era emitido anteriormente trazia apenas dados biométricos”, explica.

Para poder abrigar o chip, o novo passaporte foi elaborado com capa e contracapa mais espessa. O chip fica inserido na contracapa do documento. Para poder usufruir plenamente dessa tecnologia, porém, Fantucci afirma que os equipamentos que leem as informações presentes no chip estão sendo instalados nos aeroportos brasileiros.

“Essas questões estão bastante avançadas. O importante é que esse passaporte novo tem muita tecnologia inserida. Traz itens que beneficiam o usuário pela grande segurança”, ressalta Fantucci, salientando as medidas tomadas para evitar as falsificações, tais como marca d”água, fio de segurança, fundos especiais, linhas de segurança, fundo invisível, imagens latentes, entre outras.

O chip também permite que o passaporte seja lido a distância, através de ondas de radiofrequência. Atualmente, a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 156,07.

Para preencher o requerimento e obter outras informações, basta acessar o site www.pf.gov.br e clicar no link “Requerer Passaporte”. Quem tiver o passaporte comum antigo, de cor verde, poderá utilizá-lo regularmente até a data de vencimento constante na caderneta.