Novo medicamento custa R$ 180

A Bayer HealthCare Pharmaceuticals lançou no País um novo medicamento criado especificamente para combater a dor associada à endometriose. De uso oral, o Allurene não traz os efeitos adversos registrados pelos demais medicamentos, podendo ser utilizado a longo prazo. A cartela com 28 comprimidos chega ao mercado no valor de R$ 180,00, ainda sem negociação com o Sistema Único de Saúde (SUS).

A novidade foi apresentada com entusiasmo pelo fabricante, principalmente porque pretende diminuir a realização de cirurgias para tratar a doença e por ser um diferencial ao tratamento com medicação injetável. “O último medicamento foi lançado no mercado em 1989. Agora temos um novo medicamento eficaz no tratamento da dor e com baixos efeitos adversos. Ele é neutro metabolicamente”, disse o chefe da Área Global para Assuntos da Mulher na Bayer, Thomas Faustman.

Os testes realizados com o Allurene indicaram efeitos como dor de cabeça, desconforto nos seios, alteração na menstruação e casos de depressão. “Em comparação aos demais medicamentos, que causam efeitos nos ossos, entre outros, é favorável”, avalia.

* A jornalista viajou a convite da Bayer HealthCare Pharmaceuticals.