Novo governo aponta culpados pela falta d?água

“Talvez isso seja resultado do pacto de acionistas, entre a Sanepar e o consórcio privado que, entre outras coisas, diz que o objetivo da empresa é a maximização dos lucros”, comentou, ontem, o Chefe da Casa Civil, deputado Caíto Quintana, diante da crise de abastecimento no litoral paranaense.

Em várias áreas de Guaratuba, Pontal do Paraná e Matinhos, o desabastecimento de água já chega a durar uma semana, prejudicando, além dos veranistas, os moradores dessas localidades. Ontem, a assessoria de imprensa da Sanepar atribuiu o problema exclusivamente ao grande número de turistas nas praias paranaenses. E informou que a situação só melhoraria com a diminuição dos veranistas, o que deveria ocorrer a partir de amanhã.

Segundo Caíto, situações como essa não serão admitidas pelo novo governo, que já orientou a empresa a normalizar rapidamente o fornecimento de água aos veranistas. Caíto lembrou o discurso de posse do governador Roberto Requião, que fez pesadas críticas ao pacto de acionistas que deu ao sócio minoritário da Sanepar o comando sobre a empresa, incluindo aí toda a política de investimentos e definição de prioridades.

O chefe da Casa Civil reafirmou que o governo pretende rever o acordo, retomando o comando da empresa. O Chefe da Casa Civil lembrou que para o novo governo saneamento básico é um serviço de saúde pública e não pode ser tratado como vinha sendo pela Sanepar e seus sócios minoritários. Caíto Quintana lembrou que cada real investido em saneamento representa uma economia de três reais no sistema de saúde pública. Já a Sanepar informou que o governo anterior prometeu obras para resolver esse problema e essas obras não foram concluídas para este verão, apesar de a promessa ter sido reiterada diversas vezes.

Voltar ao topo