Blindado chegando!

Novo caveirão no Paraná: blindados do Canadá reforçam segurança

Imagem mostra o novo Caveirão da Polícia Civil do Paraná
Foto: SESP

Sete veículos blindados estilo caveirão acabam de ser incorporados à frota das forças de segurança do Paraná. A aquisição, anunciada pelo governador Ratinho Jr em vídeo publicado em suas redes sociais, deve chegar em breve como um reforço para as polícias do estado. O veículo é importado do Canadá.

As imagens divulgadas mostram um veículo de grande porte, com características imponentes: blindagem completa, pneus elevados e capacidade para transportar com segurança ao menos cinco policiais em seu interior, além de piloto e copiloto.

Imagem mostra o novo Caveirão da Polícia Civil do Paraná.
Foto: Reprodução/Instagram @ratinho_junior

O novo equipamento deve fortalecer operações especiais e atendimentos em áreas de risco, garantindo maior proteção aos agentes durante confrontos ou situações de alta periculosidade. A blindagem, ainda sem nível revelado, proporciona resistência a projéteis, fundamental para operações em ambientes hostis.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a aquisição integra o projeto de modernização da área, que inclui reestruturação das corporações, compra de equipamentos e incorporação de novas tecnologias. “Os blindados estão sendo adquiridos para toda a segurança pública do Paraná: o Batalhão de Operações Especiais (Bope), da PMPR; o Grupo Tigre, da PCPR; e o Setor de Operações Especiais (SOE), da PPPR, entre outras unidades especializadas”, explicou.

Os sete veículos são da fabricante canadense Roshel INC, fornecedora de agências internacionais de segurança. Entre elas estão a Homeland Security, a U.S. Customs and Border Protection e a NASA, além do Departamento de Defesa do Canadá e da Peel Regional Police, de Toronto.

Do total adquirido, quatro veículos serão destinados à PMPR, dois à PCPR e um à PPPR. O Paraná foi o primeiro estado brasileiro a firmar contrato com a empresa fabricante. Também participaram da mesma licitação o Estado de Rondônia e o Distrito Federal. O Paraná será o primeiro a receber os veículos.

Três unidades são do modelo Senator MRAP (Veículo Blindado de Operações Táticas – VBOT), voltado a operações especiais de alta complexidade, com valor aproximado de R$ 4,2 milhões cada. Outras quatro são do modelo Senator APC (Veículo Blindado de Transporte), destinados ao transporte de tropas em operações de alto risco, ao custo estimado de R$ 2,8 milhões por unidade.

Com a aquisição, o Estado amplia a capacidade de resposta em operações estratégicas e reforça a proteção dos agentes de segurança e da população paranaense. Essa política está alinhada com a Polícia de Fronteira, que prevê a instalação de bases estratégicas pelo Estado; o Olho Vivo, com instalação de câmeras inteligentes com IA em todo o Estado; novos drones e helicópteros, potencializando a resposta aérea; e aquisição de viaturas e equipamentos mais modernos.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Ratinho Junior (@ratinho_junior)

Manda pra Tribuna!

Você conhece pessoas que fazem coisas incríveis, viu alguma irregularidade na sua região? Quer mandar uma foto, vídeo ou fazer uma denúncia? Entre em contato com a gente pelo WhatsApp dos Caçadores de Notícias, pelo número (41) 9 9683-9504. Ah, quando falar com a gente, conte sobre essa matéria aqui! 😉

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google