Irregular

Nove municípios afetados pela estiagem no Paraná

Nove municípios paranaenses já enfrentam problemas devido à baixa quantidade de chuvas nas regiões oeste e sudoeste do Estado. As cidades afetadas são Barracão, Bom Jesus do Sul, Capanema, Capitão Leônidas Marques, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhal de São Bento, Pranchita, Rio Bonito do Iguaçu e Santo Antônio do Sudoeste.

De acordo com a Defesa Civil, a situação desses municípios ainda é menos grave em comparação ao Rio Grande do Sul, onde há 107 cidades em situação de emergência em virtude da estiagem. No entanto, se continuar chovendo de maneira irregular e abaixo do esperado, os nove municípios paranaenses podem optar pela decretação da situação de emergência.

Mas os agricultores do Paraná têm uma boa notícia. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, uma frente fria está chegando sobre o Estado e deve trazer chuvas entre a noite de quinta e a sexta-feira desta semana. “Não é garantia que vai chover em todos os municípios. Mas deve ser uma chuva mais organizada. Nos últimos dias, não choveu nada no oeste e no sudoeste do Estado”, explica o meteorologista Samuel Braun.

Perdas

No Rio Grande do Sul, mais de 460 mil pessoas foram afetadas pela seca. Em Santa Catarina, 63 municípios decretaram situação de emergência e 407 mil pessoas estão sofrendo os efeitos da falta de chuva. Estima-se que os prejuízos causados pela estiagem alcancem R$ 2,8 bilhões na região Sul do País. A perda na produção de soja no Rio Grande do Sul deve chegar a 25%. A Secretaria da Agricultura do Paraná divulgou que a redução na safra de verão deve ser de 2,5 milhões de toneladas, causando prejuízo de R$ 1,5 bilhão. A safra era estimada em 22,13 milhões de toneladas e, com esta previsão, deve registrar quebra de 11,5%.