Novas pontes sobre os rios Iguaçu e Atuba estão prontas

Estão prontas e liberadas ao tráfego as novas pontes sobre os rios Atuba, no limite Curitiba-Colombo, e Iguaçu, no limite Curitiba-São José dos Pinhais, que fazem parte das duplicações da Estrada da Ribeira e da Avenida das Américas, respectivamente.

O Governo do Paraná deve entregar até o fim do mês de agosto três obras do Programa de Integração do Transporte (PIT) : as duplicações da Estrada da Ribeira e da Avenida das Américas, e a revitalização da rua Nicola Pelanda, no bairro do Umbará, em Curitiba, numa extensão de 4,41 quilômetros.

Na Estrada da Ribeira foram construídas duas pontes sobre o rio Atuba, uma em cada sentido da via, com três faixas totalizando mais de 20 metros de largura. Os serviços contemplam ainda passagens para pedestres com calçada, ciclovia e gradil de proteção.

Na duplicação da Estrada da Ribeira, no trecho entre o trevo do Atuba (Curitiba) e o Terminal Metropolitano do Guaraituba (Colombo), estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 20 milhões.

A obra contará com canteiro central, iluminação, uma galeria tripla no Rio ralmital, retornos e rotatórias para a segurança do trânsito próximo do trevo, na região do terminal de ônibus do Alto Maracanã, e também no terminal do Guaraituba. A largura total da estrada vai passar dos antigos 7,2 metros para 23 metros.

Sobre o rio Iguaçu, foi reformada a ponte existente e, ao lado, construída uma segunda. As duas obras unem a avenida das Américas, em São José dos Pinhais – em fase final de duplicação – à avenida Marechal Floriano, em Curitiba

Numa extensão de 1,4 quilômetro, a nova avenida das Américas terá quatro pistas, com calçadas e ciclovias compartilhadas, paisagismo, iluminação, sinalização vertical e horizontal. Vai do Rio Iguaçu até o cruzamento com a rua Claudino dos Santos, no centro da cidade, onde o Governo está construído mais um terminal metropolitano de transporte coletivo. Os investimentos na duplicação são da ordem de R$ 7 milhões.