Novas normas para brinquedos infláveis de grande porte

Já estão valendo as novas normas de segurança de brinquedos infláveis de grande porte. Criado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o documento, que acaba de ser publicado, vai entrar em vigor no prazo de um ano em todo o País.

Porém, os fabricantes já estão adaptando os equipamentos. “Em poucos meses, os empresários terão os brinquedos adaptados”, avalia José Carlos Lauter, coordenador da Comissão de Estudo Especial de Segurança de Brinquedos Infláveis na ABNT e também diretor de Apoio às Comissões da Câmara de Curitiba.

Depois de dois anos de estudos, conclusão dos testes mecânicos e de resistência e consulta pública nacional, Lauter aponta avanços no documento. De acordo com ele, a norma garante a integridade estrutural dos brinquedos.

“No caso dos motores, que têm norma própria, a partir de agora precisam de proteção, assim como a instalação elétrica”, diz. O coordenador da comissão cita também a exigência de colocação de rede ou tela de proteção, paredes de contenção e frenagens nos equipamentos. “Todos os detalhes foram analisados nas reuniões realizadas em São Paulo: desde a linha usada na costura dos infláveis até os acabamentos decorativos”, argumenta, sem esquecer das questões mais técnicas, como a velocidade máxima do vento e ancoragem. As novas normas são baseadas na legislação europeia.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.