Novas centrais de polícia

O secretário da Segurança, Luiz Fernando Delazari, anunciou ontem a criação de dois novos Centros Integrados de Atendimento ao Cidadão (centrais de polícia), em Curitiba. A partir de agora, o 8.º e o 3.º distritos policiais serão as centrais de polícia da zona sul e norte, respectivamente. O 1.º D.P., que anteriormente atendia toda a cidade, ficará responsável apenas pelo centro da capital.

A Central de Polícia da zona sul será composta por seis distritos – 7.º, 8.º, 9.º, 10.º, 11.º e 13.º e a da zona norte por outros seis distritos – 2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 12.º. Além de ser um centro de atendimento à comunidade, as centrais de polícia funcionarão como delegacias pólos dos demais distritos da região.

No antigo modelo de Central de Polícia, o 1.º Distrito Policial atendia a todos os bairros de Curitiba, cerca de 1,64 milhão de habitantes. Com a criação das duas novas unidades, esse contingente será dividido entre as três unidades. A unidade da zona sul (Portão) atenderá cerca de 930 mil habitantes e a da região norte (Vista Alegre) outros 680 mil.

Voltar ao topo