Construção

Nova trincheira liga o Bacacheri ao Bairro Alto

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci, assinou ontem a ordem de serviço para o início da construção da trincheira na Rua Gustavo Rattman, que ligará o Bacacheri ao Bairro Alto. A obra começará no próximo dia 20. “É uma obra pedida pela comunidade, que vai trazer rapidez, conforto e segurança neste importante ponto de trânsito”, disse Luciano Ducci.

A obra faz parte do programa Pró-Cidades (Programa Integrado de Desenvolvimento Social e Urbano de Curitiba), que é parcialmente financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A construção da trincheira terá um custo de R$ 9,5 milhões beneficiará uma população de aproximadamente 110 mil moradores. “A região ficará ainda melhor, em breve, com a Linha Verde Norte”, disse o prefeito Luciano Ducci.

A construção da trincheira da Gustavo Rattman e José Zgoda será de grande importância durante as obras da Linha Verde Norte naquele trecho. Isso porque os desvios necessários serão feitos por ela. A trincheira será uma das sete previstas no projeto original da Linha Verde (trecho norte). Depois de concluída a obra da Linha Verde, a trincheira estará bem próxima à Estação Fagundes Varela, que será vinculada a um binário (formado pela Fagundes Varela e José Maldonado com a Bento Ribeiro).

Na primeira fase de obras da trincheira, que deverá durar aproximadamente quatro meses, os trabalhos serão feitos do lado do Bairro Alto (BR no sentido São Paulo) e haverá obras nas ruas José Zgoga e dos Xaverianos. Para a execução a BR funcionará neste trecho nos dois sentidos.

Durante as obras desta fase, os motoristas que passarem pela BR, no sentido Atuba, trafegarão pelo lado da pista que hoje segue em direção a Porto Alegre. Os que quiserem seguir para o Pinheirinho usarão a pista marginal (paralela à BR sentido Porto Alegre), que será alargada. Para cada um dos dois sentidos haverá duas faixas de circulação e todo o trecho estará sinalizado para que os motoristas identifiquem os desvios.