Lançamento

Nova Linha Turismo começa a operar

A partir de hoje, os turistas poderão ter uma melhor visão da cidade de Curitiba. Começam a circular pelas ruas os novos ônibus de dois andares (double-deckers) da Linha Turismo.

Os veículos foram lançados oficialmente ontem, no Jardim Botânico, pelo prefeito Beto Richa. A prefeitura anunciou na ocasião que há estudos pra incluir novos atrativos turísticos no trajeto da linha, como estádios de futebol e até o Castelo do Batel.

Os double-deckers têm o dobro da capacidade dos antigos ônibus do modelo “jardineira”. O número de bancos aumenta de 32 para 66. A capacidade total sobe de 76 para 92 pessoas.

O aumento da capacidade vai resolver a necessidade freqüente de acomodar grupos maiores de excursão. Também há espaço reservado e adaptado para cadeirantes, com trava de roda e cinto de segurança. A área também pode ser usada por deficientes visuais acompanhados de cão-guia.

O novo modelo tem carroceria com quatro metros de altura; são 80 centímetros a mais do que as jardineiras. Por razões de segurança, todos os obstáculos ao longo do trajeto da linha – como fiação de energia e telefonia, árvores, semáforos e placas de trânsito – foram elevados para altura mínima de segurança de cinco metros. Como o piso do deque do ônibus está a 2,6 metros do chão, haverá segurança total para passageiros com até 2,4 metros.

Inauguração

Ontem, durante o lançamento, após sentar na direção de um dos veículos e manobrá-lo para fotos, Richa participou da viagem inaugural dos ônibus, realizada até a Boca Maldita, com passagem pelas Ruas João Negrão, Visconde de Nácar, Marechal Deodoro, Mariano Torres, entre outras.

“Os ônibus já são utilizados em diversas cidades de primeiro mundo e se mostram muito adequados à capital paranaense, que a cada ano vem recebendo uma quantidade maior de visitantes (em 2007, foram cerca de 2,3 milhões de pessoas)”, comentou.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, o preço da tarifa nos double-deckers é a mesma de toda Linha Turismo, R$ 16, com direito a quatro desembarques. Para os próximos anos, há um estudo para que novos atrativos turísticos passem a integrar a Linha.

“Estamos pensando em incluir no roteiro diversos novos lugares, como estádios de futebol, o Parque da Fazendinha e o Castelo do Batel, que é muito procurado pelos turistas por ser um dos maiores centros de eventos da cidade”, adiantou.

Características

Os novos ônibus têm piso baixo, com uma plataforma que desliza na mesma altura da calçada, facilitando o embarque de pessoas com dificuldades motoras. Os veículos foram produzidos pela montadora Mercedes, com carroceria Busscar, têm câmbio automático e sistema de amortecimento especial.

O motor foi fabricado com tecnologia Euro 3, que reduz à metade a emissão de poluentes em relação aos modelos anteriores, sem injeção eletrônica. O sistema de som é digital, inclusive no deque superior, e transmite as informações sobre os pontos turísticos em três idiomas (inglês, espanhol e português).

Dos cinco ônibus novos, três pertencem à empresa Glória e dois à empresa Mercês. O investimento inicial na compra de ônibus é feito pelas operadoras das linhas, mas as empresas são remuneradas para isso com recursos da tarifa do transporte coletivo.

As cinco jardineiras que atualmente fazem a Linha Turismo ficarão na reserva técnica e serão utilizadas como reforço no período de férias escolares, quando o movimento de passageiros aumenta, e também como substitutas dos double-deckers em manutenção.