“Nova” Iguaçu modifica rotina de seus moradores

A rotina da Avenida Iguaçu, em Curitiba, que será inaugurada no próximo sábado, está totalmente diferente desde que, há seis meses, a via começou a passar pela primeira grande reforma e revitalização. Todo o transtorno do período de obras foi agora substituído por práticas curiosas de moradores e comerciantes, que acompanharam de perto cada mudança na Iguaçu. Alguns fazem da calçada uma área de lazer, outros aproveitam a pista para fazer exercícios e tem até quem tenha mudado o nome do estabelecimento para combinar com o novo cenário.

A mudança mais notável pode ser percebida durante as tardes de sol. Moradores de alguns dos condomínios instalados na Iguaçu aproveitam a nova calçada, que teve as lousinhas trocadas e ganhou pista de caminhada, iluminação direcionada e canteiros cheios de flores, para passar o tempo em rodas de conversa. É o caso de Fernando Leão, que tem 70 anos e há 31 anos é morador de um desses condomínios. “Fomos fiscais dessa obra durante todo esse tempo. Agora, ela ficou muito bonita. É uma nova rua. Hoje, dá gosto vir aqui todos os dias, para ficar sentado batendo papo, vendo os outros trabalhando e dando palpite na obra”, brinca. Ele acrescenta que é um dos moradores mais antigos e, por isso, pode dizer o quanto o cenário mudou “Sou da época em que o bonde passava aqui. E agora vejo o quanto tudo evoluiu e ficou tão moderno. Hoje, se fosse vender meu apartamento, coisa que não penso em fazer, estaria valendo muito mais”.

A exemplo de Fernando, um grupo de mulheres também se reúne à tarde para conversar e levar as crianças para brincar na calçada. Jalile Maria Fadel, síndica do prédio onde elas moram, traduz o motivo para essas reuniões. “Foi uma grande mudança para melhor, porque não só ficou novo como também mudou o estilo da avenida. Ela ficou mais moderna e a pista de caminhada é ótima para as crianças”.

Não só para as crianças. Laura Simonard Santos tem 78 anos e mora na Iguaçu há sete. Para ela, a pista de caminhada tornou muito mais confortável e segura suas caminhadas diárias. “O ambiente melhorou bastante, as calçadas ficaram mais bonitas e bem mais seguras para andar”, diz.

Mudança de nome

A reforma da Avenida Iguaçu motivou ainda alguns proprietários de estabelecimentos comerciais a acompanhar a mudança para melhor. O bar Marrocks, por exemplo, aproveitou o período de troca do pavimento de asfalto para concreto e também realizou uma reforma no prédio. Às vésperas da inauguração da avenida, o gerente informou que programa uma festa no bar para o mesmo dia “Vamos entrar no clima”, afirma.

Próximo ao cruzamento com a Avenida República Argentina, uma churrascaria mudou até de nome. Depois de três anos como Del Nono, agora o estabelecimento virou Churrascaria Nova Iguaçu. “Queremos dar o mesmo impacto de renovação na churrascaria”, justifica a proprietária Icléia Gomes.

Voltar ao topo