Nova filosofia em exercícios físicos

Na contramão da busca pelo emagrecimento rápido nas academias, uma nova filosofia pretende atrair novos alunos para uma nova modalidade: é o Holistic Training. Mais do que passar uma série de exercícios físicos para os alunos, a idéia é trabalhar fisicamente aspectos psicológicos, levando em conta a individualidade de cada aluno.

Além dos exercícios físicos, a técnica agrega o uso de quiropraxia, massoterapia e acupuntura. ?Tentamos conscientizar as pessoas de que aprender a se alimentar e a trabalhar o corpo são instrumentos de um processo para ter uma vida saudável?, explicou o educador físico e especialista em qualidade de vida Daniel de Almeida.

Aspectos da personalidade de cada pessoa são observados para dar o tratamento mais adequado. ?O trabalho realizado com uma pessoa depressiva é diferente do que é feito com uma pessoa com auto-estima elevada. Para uma pessoa muito ansiosa, são trabalhados exercícios respiratórios, por exemplo?, disse Almeida.

Na prática dos exercícios, uma novidade tecnológica é utilizada para potencializar a queima de calorias e a força muscular. A plataforma vibratória pulse vem sendo chamada de ?musculação do futuro? e é um sistema que já foi utilizado pela Nasa, para fortalecer o corpo de astronautas norte-americanos antes de viajarem ao espaço; pela liga de basquete norte-americana NBA e por atletas na última copa do mundo de futebol. Como atividade física para o grande público, ainda são poucos os lugares que começaram a utilizá-la.

Benefícios

Segundo o professor, os exercícios em cima da plataforma fazem com que a contração e o relaxamento dos músculos aconteça em até 60 vezes por segundo. Meia hora de exercícios equivaleria à perda de 600 calorias e a 1h30 de musculação. A plataforma também contribuiria para a drenagem linfática e a redução da celulite.

Sílvia Mara Alves Cim, de 54 anos, é uma das alunas que testou o equipamento e aprovou-o. ?Utilizando o equipamento, atrelado a uma dieta orientada por meu médico, perdi 11 quilos desde agosto do ano passado. Foi uma perda rápida e o equipamento ajudou durante o emagrecimento para firmar a musculatura?, disse. Sílvia utiliza o equipamento duas vezes por semana, com meia hora cada aula.

Voltar ao topo