Nova drenagem combate cheias na antiga BR 116

A Prefeitura de Curitiba está implantando uma galeria celular de 290 metros de extensão, cinco metros e meio de largura e três metros de altura nas proximidades do viaduto da Marechal Floriano Peixoto, na Linha Verde, a avenida em construção na antiga BR 116. Esta galeria, transversal à Linha Verde, atravessará outra, já implantada na mesma região, de 570 metros de extensão.

As duas galerias vão captar e distribuir a água fluvial na Linha Verde, acabando com cheias e com água acumulada na pista, um dos grandes temores dos motoristas na antiga rodovia. Galeria celular é um sistema formado por grandes blocos de concreto vazados que formam um corredor subterrâneo por onde escoa a água captada pela rede de drenagem.

A galeria em implantação começa na rua Wenceslau Braz, onde fica o córrego Henry Ford, atravessa a Linha Verde e a avenida Marechal Floriano e chega à rua Eduardo Polak. No rio Vila Guaíra, que passa ao lado, outra galeria já foi implantada, permitindo a travessia do rio no novo trecho da rua Anne Frank. A rua, que termina no Hauer, uma quadra antes da antiga BR, está sendo ampliada em 700 metros e vai se ligar, no Prado Velho, à Aluízio Finzetto, via rápida de acesso à região central.

A drenagem é uma das primeiras – e mais difíceis etapas de obras como a Linha Verde, exigindo escavações mais profundas e, no caso da nova avenida, a readequação de sistemas existentes na região. Além dos quase 10 quilômetros do trecho em obras, a Prefeitura está implantando um novo sistema de drenagem em ruas e avenidas de bairros que vão formar os novos pontos de ligação entre os dois lados da cidade.

No total, incluídas obras de extensão da rua Desembargador Westphalen e Anne Frank e reforma da avenida Marechal Floriano, a Prefeitura vai reformar, com drenagem, pavimentação, calçadas, paisagismo e iluminação, 30 ruas de bairros por onde passa a Linha Verde nesta etapa.

A Linha Verde é uma obra da Prefeitura de Curitiba, prevista no Programa de Transporte Urbano, com financiamento parcial do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O investimento, no trecho de 9,4 quilômetros, entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico é de R$ 121 milhões. Neste trecho serão implantadas oito estações da rede integrada de transporte, dez quilômetros de ciclovia e parque linear com área total de 20 mil metros quadrados.

A avenida terá faixas laterais de estacionamento, pistas de acesso aos bairros e comércio local, pistas com três faixas de tráfego em cada sentido e canaletas do sistema de transporte pavimentadas em concreto, em toda sua extensão, e com possibilidade de ultrapassagem dos ônibus.

Linha Verde

Extensão: 9,4 km entre os bairros Pinheirinho e Jardim Botânico

Investimento: R$ 121 milhões

Transporte: oito estações da Rede Integrada

Trânsito: faixas de estacionamento, pistas de acesso aos bairros e mais três faixas de tráfego em cada sentido de trânsito

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