Nova diretoria da APACN assume e inicia projetos

A nova diretoria da Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia (APACN) para o biênio 2003/2004 tomou posse ontem em solenidade na própria associação. A entidade, que sobrevive apenas de doações, ajuda há 20 anos no tratamento de crianças e adolescentes que sofrem com o câncer.

A nova presidente da associação, Mariza Del Claro, explica que diretoria tem diversos projetos para os próximos dois anos. “O maior é a reforma do departamento de pediatria”, conta. Além disso, o objetivo é investir na manutenção do Ambulatório Menino Jesus e do Centro de Pesquisas – em parceria com o Hospital de Clínicas (HC) e o Hospital Saint Judes, em Memphis, Tenessee (EUA) ? e nas reformas da casa de apoio e da loja que a associação possui no HC, uma das principais fontes de renda da entidade. “Temos diversas metas, mas tudo depende do dinheiro arrecadado”, diz Mariza.

O principal objetivo da APACN é humanizar o tratamento de câncer infantil. A associação atende crianças carentes de 0 a 17 anos provenientes de todo o Brasil e também do exterior que estão em tratamento no HC e no Hospital Pequeno Príncipe. Na casa de apoio, as crianças e seus responsáveis têm acompanhamento durante o tratamento. De janeiro de 1999 até novembro de 2002, 83.768 pessoas, entre crianças, acompanhantes e doadores, se hospedaram na casa de apoio. Segundo Mariza, o número de crianças atendidas cresceu nos últimos anos e a cura é alcançada em 70% dos casos. “Hoje a gente vê a grande possibilidade da cura, mas também é preciso se preocupar com a qualidade de vida, importante para o tratamento.”

Voltar ao topo