Notícias sobre crianças ganham espaço no Paraná

“Notícias sobre a situação de crianças e adolescentes ganham a cada ano mais espaço e mais importância nos veículos impressos do Paraná, o que demonstra que a imprensa se mostra disposta a ser mais um instrumento a apoiar o processo de transformação da sociedade.”

O dado faz parte da pesquisa “A Criança e o Adolescente na Mídia Paraná”, realizada no decorrer do ano passado por integrantes do Programa de Ação de Comunicação para Enfrentamento do Trabalho Infantil Doméstico, pertencente à Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), e pela rede Ciranda. O trabalho foi apresentado esta semana, no hotel Inter Palace, em Curitiba, a jornalistas e integrantes do Ministério Público do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, durante a Oficina de Análise de Mídia – Trabalho Infantil / Trabalho Infantil Doméstico.

De janeiro a dezembro do ano passado, foram contabilizadas 15.130 matérias publicadas em oito jornais diários do Paraná, entre eles O Estado do Paraná, que publicou 1.960 matérias, e Tribuna do Paraná, com 728 . De acordo com a Ciranda, a quantidade de matérias veiculadas em 2002 foi 65% maior do que em 2001.

“A forma como a mídia trata o universo infanto-juvenil pode ser mensurada pela variedade de fontes. Em 2002, foram registradas 17.064 fontes ouvidas pelos oito veículos acompanhados, o que significa uma média de 1,13 fonte por matéria”, informa a pesquisa.

Voltar ao topo