Nossa Senhora do Rocio vai percorrer todo o Paraná

A imagem de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Paraná, vai percorrer as paróquias da Arquidiocese de Curitiba até o dia 18 de maio. A visita da imagem peregrina começou ontem, na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Hoje, ela estará na Paróquia de Nossa Senhora do Guadalupe, no centro da cidade. O objetivo é motivar a devoção à padroeira do Estado.

A imagem também vai percorrer todas as cidades do interior do Paraná. Nossa Senhora do Rocio já passou por Umuarama, na região noroeste, e por municípios do litoral. Agora, está em Curitiba e depois segue para Maringá, também na região noroeste. A meta é completar a visitação pelo Estado até o final de 2008.

Segundo o arcebispo metropolitano de Curitiba, dom Moacyr Vitti, a presença da imagem de Nossa Senhora do Rocio na cidade representa a visita da mãe do povo do Paraná. ?Queremos que as pessoas conheçam mais a história da padroeira e despertar a devoção de todos os fiéis. Em Curitiba, as principais igrejas de cada paróquia vão receber a imagem e realizar uma programação especial?, comenta.

O padre Joaquim Parron, do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio, explica que a imagem e as atividades em torno da padroeira ficaram por muito tempo localizadas em Paranaguá, cidade que abriga o santuário. Por isso, muitos paranaenses não conhecem a padroeira. ?A história de Nossa Senhora do Rocio se mistura com a fundação do Estado. É preciso fazer este resgate histórico e estimular a devoção à padroeira?, afirma.

Visitas como essas já aconteceram nos anos de 1954 e 1998. No entanto, há uma novidade para a peregrinação deste ano. O padre redentorista Luiz Langer, que também atua no santuário, vai acompanhar todos os deslocamentos e atividades que serão realizadas. Antigamente, a imagem apenas era entregue ao bispo da cidade.

História

A imagem de Nossa Senhora do Rocio apareceu na pesca milagrosa de Pai Berê, no século XVII. O grande milagre de Nossa Senhora do Rocio aconteceu em 1686, quando livrou a população de uma peste. Nossa Senhora do Rocio foi oficializada padroeira do Paraná em 1977.

Voltar ao topo