Nossa Senhora das Graças festeja 50 anos de trabalho

O Hospital Nossa Senhora das Graças, nas Mercês, em Curitiba, completa hoje 50 anos de existência. Em comemoração ao jubileu de ouro, foi realizado ontem, no hall de entrada da instituição, o descerramento de uma placa em homenagem a todos os médicos, irmãs de caridade, enfermeiros e demais funcionários que já passaram pelo local.

Pertencente à Irmandade das Filhas de Caridade São Vicente de Paulo, o hospital foi fundado pela religiosa francesa Stanislava Perz. Nasceu como uma instituição pequena, voltada ao atendimento da comunidade carente, das próprias irmãs de caridade e ao ensino da enfermagem. No início, tinha apenas cem leitos e dezenove médicos.

“O hospital nasceu de uma necessidade da comunidade, pois em 1953 ainda não havia muitos centros de saúde na cidade de Curitiba”, diz a superintendente-geral do hospital, irmã Lourdes Margarida Thomé. “Atualmente, se destaca pela qualidade do atendimento. Recebemos principalmente pacientes do SUS, mas também particulares e de convênios. Já atendemos pessoas de outros estados e de países vizinhos.”

Hoje, o hospital conta com 411 leitos, sendo 36 de UTI, além de onze salas de cirurgia geral e cinco de cirurgias de pequeno porte. Integra 409 médicos, 1.500 funcionários e mensalmente realiza uma série de exames, além de transplantes de fígado e medula óssea. É considerado um centro avançado de diagnóstico e referência nacional no tratamento cirúrgico de múltiplas doenças.

Já recebeu diversos prêmios e títulos. Entre eles: Top Hospitalar – Melhor Hospital Regional do Paraná, em 2001; Qualidade, concedido pelo Ministério da Saúde em 2002; Amigo da Criança, pelo Unicef; e Hospital Sentinela, concedido pela Associação Nacional dos Hospitais Privados. A instituição também possui um plano de saúde próprio, o Nossa Saúde, criado em 1990.

Voltar ao topo