Normalizado atendimento no Hospital de Matinhos

O Hospital Nossa Senhora dos Navegantes da cidade de Matinhos, no litoral do Estado, voltou a prestar atendimentos ontem pela manhã. Depois de cinco dias de confusão e briga entre a representação do município e a Câmara dos Vereadores, o setor de saúde da cidade não sofreu nenhum prejuízo.

A instituição voltou a receber pacientes devido ao decreto de calamidade pública anunciado pelo prefeito José Maria Correia no final da tarde de terça-feira. Com o decreto, o município pode utilizar o dinheiro existentes em caixa, sem a necessidade de aprovação através de pleito dos parlamentares. A Prefeitura dispunha de cerca de R$ 4 milhões em caixa.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, além da instituição, os oito postos de saúde voltaram a funcionar, apesar de apresentarem precariedade. O secretário René Gaciolli informou que alguns médicos que atendiam nas unidades foram dispensados por falta de pagamento dos salários. “Aos poucos vai tudo voltando ao normal. A decisão do prefeito é legal e foi necessária para evitar um caos na saúde do município. Dependíamos da aprovação dos vereadores, mas mesmo com as tentativas nada foi realizado. Foi uma irresponsabilidade por parte dos parlamentares”, resumiu.

Câmara

O presidente da Câmara, Álvaro Rodrigues de Jesus (PSL), informou que se reúne hoje com os vereadores para definir uma nova data para a votação da suplementação orçamentária no valor de R$ 1,7 milhão. O vereador já tinha declarado que a sessão só seria realizada após a reabertura do hospital e das unidades de saúde.

“A decisão de fechar a instituição foi do prefeito. Como não nos apresentaram a prestação de contas, a maioria votou contra a liberação do recurso”, disse. “Se essa medida fosse tomada anteriormente, não teria acontecido problema algum. Não seria preciso fechar o hospital”, concluiu.

Voltar ao topo