Homenagem

No primeiro semestre mais de 22 mil pessoas morreram no trânsito

O arcebispo dom Moacyr José Vitti celebrou na manhã de ontem, na Catedral Basílica de Curitiba, missa em memória das vítimas de acidente de trânsito. O número de acidentes de trânsito com vítimas aumentou 6,83% no Paraná e 4,13% em Curitiba, no primeiro semestre de 2008, o número de mortos no local do acidente aumentou 8,96% no Estado e 11,90% na capital, no mesmo período.

De acordo com o diretor-geral do Detran/PR, coronel David Antônio Pancotti, no primeiro semestre deste ano 22.265 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito no Estado. Dessas, 839 morreram no local do acidente. “Estima-se que, para cada morte no trânsito, quatro pessoas fiquem com seqüelas e duas inválidas”, disse “No ano passado, registramos 35 mil mortos em acidentes de trânsito no Brasil, a um custo de R$ 30 bilhões, dinheiro que poderia estar sendo usado na melhoria de vida de nossa população”, completou.

Conscientização

Dom Moacyr pediu conscientização. “É preciso lembrar que muitos dos acidentes são provocados pela droga e pela bebida, por isso o chamado para que sejamos prudentes e atentos na garantia de nosso bem-estar e de nossos irmãos.” O secretário de Estado da Saúde, Gilberto Martin, lembrou a campanha de doação de órgãos. “Embora o Ministério da Saúde já tenha considerado o Paraná o segundo estado em transplantes, é importante que as pessoas saibam que ainda há muito para fazer. Entre 2 e 3 mil pessoas aguardam a doação.”