Nipo-brasileiros festejam a chegada do ano novo

A comunidade japonesa de Curitiba fez ontem a tradicional cerimônia do Shinen Yohai Shiki (reverência ao primeiro sol do ano). A tradição milenar é repetida já há 50 anos na Sociedade Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba, no bairro Uberaba. Durante a comemoração é servida a primeira refeição do ano que, impreterivelmente para a colônia japonesa, é a ozoni (sopa de algas com o moti, tradicional bolinho de arroz que, segundo reza a tradição, dá sorte). Os nipônicos também brindaram a chegada de um novo ano com a bebida típica do país do sol nascente, o sake.

O presidente da sociedade, Toshikazu Kawamura, comparou as saudações de bom ano novo ao canto do pássaro hototoguisu. “Ele canta e anuncia a primavera no Japão. Para todos é uma grande felicidade ouvi-lo cantar. Assim também é uma felicidade ouvir desejos de um bom ano”, explicou Kawamura. O presidente explicou que a tradição japonesa prega que nossa vida deve ser de persistência em busca de nossos objetivos. “As coisas não acontecem por acaso. O arroz sozinho não gruda. O moti é feito depois de muita persistência em amassá-lo. Assim também deve ser nossa vida. Quem não conseguiu algo num ano, não deve desistir. Deve tentar novamente até conseguir”, disse Kawamura.

O vereador de Curitiba Rui Hara destacou a força da comunidade japonesa no Paraná, que conta hoje com cerca de 8 mil famílias. Ele lembrou que os primeiro imigrantes japoneses chegaram ao País pelo Porto de Santos, no Navio Kasato Maru, em 1908.

Cultura

A Sociedade Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba oferece uma grande divulgação da cultura nipônica. Além de cursos de atividades típicas. “A sociedade e os ensinamentos da cultura milenar japonesa estão abertos para todos. Não é apenas uma sociedade de japoneses”, salientou o vice-presidente cultural da sociedade, Cláudio Seto.

Quem se interessar pela cultura japonesa e quiser mais informações sobre a sociedade pode ligar para (41) 277-4123.

Voltar ao topo