Neve registrada há 37 anos não deverá se repetir em 2012

Segundo o meteorologista do Simepar, Samuel Braun, o frio vai continuar durante toda esta semana, com temperaturas mínimas abaixo dos 10 graus na região de Curitiba. Hoje a chuva aparece fraca e amanhã deve ser mais intensa. A previsão é que na quinta-feira o frio chegue ao pico da semana, com temperatura mínima de 5 graus e máxima de 9,7 graus.

Neve

Mesmo com as marcas dos termômetros em queda, dificilmente a neve registrada pela última vez em Curitiba em 17 de julho de 1975 deve se repetir. Isto porque é preciso uma combinação específica entre duas condições: temperaturas baixas e muita umidade. “Há 37 anos as condições eram diferentes das de hoje, a cidade cresceu e as temperaturas estão mais elevadas do que naquela época”, explica o meteorologista Tarcízio Valentin da Costa.

A baixa umidade é o que mais influencia a ausência da neve, pois, de acordo com Costa, as massas de ar frio chegam ao Paraná mais secas em comparação a Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde neva com frequência. “O tempo não é o mais importante. Podemos ter temperaturas de -6 graus, como ocorreu em General Carneiro há três anos, mas sem neve porque não temos a umidade”.

Voltar ao topo