Nenhuma criança ficará sem escola, afirma Seed

O primeiro prazo para transferências e matrículas de alunos da 5.ª série do Ensino Fundamental e da 1.ª série do Ensino Médio para as Escolas Estaduais, encerrou ontem. “A princípio, nenhuma criança deve ficar fora da sala de aula”, explicou a chefe do Núcleo Regional de Educação de Curitiba, Sheila Marize Toledo Pereira.

Entre as escolas de Curitiba mais procuradas estão os Colégios Estaduais Víctor do Amaral, Polivalente de Curitiba, Santa Cândida, Yvone Pimentel, Eusébio da Mata, Nossa Senhora Aparecida e São Paulo Apóstolo. A chefe do Núcleo de Curitiba acompanhou de perto todos os locais que apresentaram dificuldades.

A secretaria de Educação realizou reuniões com diretores e representantes das APM?s para apresentar alternativas aos problemas que surgiram. As soluções adotadas foram todas discutidas e aprovadas pelos diretores e pais dos alunos.

A professora Sheila explicou que foram adotadas várias medidas para atender a grande demanda nas escolas: acomodação de turmas, ocupação de espaços ociosos e salas reativadas, realocação de alunos para escolas mais próximas, abertura de novas turmas, entre outras.

Foram detectados alguns erros técnicos e falhas de cadastro que provocaram o grande movimento em algumas escolas. Por exemplo, no ano passado foram emitidas 510 cartas de encaminhamento para uma escola que dispunha de apenas 120 vagas. A solução foi acomodar os alunos nas escolas mais próximas. “Sempre em acordo com os pais dos estudantes”, disse Sheila Marize.

No interior as transferências foram mais tranqüilas. O chefe do Núcleo de Umuarama, José Guilherme de Oliveira, disse que nas 98 escolas subordinadas ao núcleo tudo correu dentro da expectativa. “Filas se formaram apenas no primeiro dia”, explicou José Guilherme.

Voltar ao topo