Fim do mundo

Nem os maias acreditam na previsão do fim do mundo

Com base no calendário longo maia, com cronologia diferente da nossa quanto a semanas, meses, anos e séculos, sem se prender ao linear do tempo, muita especulação surgiu de que a Terra não passaria de hoje. Com a especulação do fim de tudo ser neste 21 de dezembro, foram criadas teorias ligadas a fenômenos que até podem acontecer e levar a Terra ao colapso. Porém, nenhuma delas com data marcada. Muitos estudiosos e especialistas derrubaram as teorias, com base em análises científicas.

Para acalmar os ânimos, já que muitas pessoas passaram os últimos meses em polvorosa, a NASA (agência espacial norte-americana) divulgou um vídeo para desmistificar a data de hoje, acabando com as teorias do fim do mundo devido a alinhamento dos planetas, tempestade solar, colisão entre “nós” e o planeta Nibiru e a inversão dos pólos da Terra. De acordo com o vídeo explicativo, nenhum destes fenômenos está previsto para hoje.

Segundo o cientista do Laboratório de Propulsão de Jatos da NASA, Don Yeomans, a data marca mesmo o fim do calendário maia. Porém, é prenúncio apenas de um novo ciclo, segundo o que a própria civilização ameríndia pregava. A mesma explicação é também dada pelos maias que ainda moram no México.

Em Chichen Itzá, cidade maia localizada no estado de Iucatã, os maias que ainda vivem por lá explicam aos turistas que 21 de dezembro vai marcar o início de uma nova era. Um novo calendário maia deveria ter sido criado com a proximidade do fim deste ciclo atual. Porém, a dizimação da civilização que habitava a América Central não permitiu a renovação.

Os maias foram se dizimando aos poucos, pela falta de água, fome e a invasão de novas “civilizações”. Aqueles maias que ainda estão no México seguem sua rotina, sem qualquer preocupação que hoje seja o último dia da humanidade.