Trezentos mil visitantes são esperados em Curitiba durante as festas de Natal, um aumento de 12% em relação ao mesmo período de 2006. A programação da Prefeitura para o Natal começa no dia 24 de novembro e segue até 23 de dezembro. Entre os eventos anunciados pelo Instituto Municipal de Turismo estão apresentações artísticas, exposições, feiras especiais e festas religiosas.

O presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, afirma que a cada ano cresce a escolha de Curitiba como principal destino turístico nas festas de fim de ano. Entre dezembro de 2006 e janeiro de 2007, Curitiba recebeu 275 mil visitantes.

"Curitiba se tornou centro de excelência para turistas pelas atrações turísticas da cidade, qualidade da gastronomia e pela diversidade do comércio", afirma o prefeito Beto Richa. O prefeito fará a abertura da programação do Natal Encantado, no dia 27 de novembro, no Castelo do Batel.

O objetivo da festa de abertura do Natal na cidade é arrecadar brinquedos novos que serão doados a crianças carentes atendidas pelos programas sociais da Prefeitura. Durante a cerimônia, o prefeito também entregará a chave da cidade ao Papai Noel.

Em 2006, a Prefeitura, por meio da Fundação de Ação Social (FAS) e do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC), entregou brinquedos para mais de 20 mil crianças carentes e 319 instituições sociais. Outras atrações serão as feiras especiais de Natal nas praças Ozório, Generoso Marques e Tiradentes.

Nas feiras de Natal serão vendidos presépios, guirlandas, enfeites para árvores, bordados em ponto-cruz, anjinhos, bonecos de neve, pinheirinhos, brinquedos em madeira, bonecas, panetones, biscoitos natalinos, arranjos para mesa, doces e outros artigos. A feira na Ozório terá a tradicional Casa do Papai Noel, onde as crianças poderão tirar fotos com o "bom-velhinho".