Natal dos Solitários na Igreja dos Capuchinhos

Quem está sozinho neste final de ano não precisa necessariamente passar o Natal e a virada do ano sem companhia. A Paróquia Nossa Senhora das Mercês, mais conhecida como Igreja dos Capuchinhos, em Curitiba, promove o Natal e o Réveillon dos Solitários. A iniciativa, que já acontece há mais de cinco anos, deve reunir mais de 150 pessoas em cada festa.

Quem quiser participar não precisa levar nada. O frei Alvadi Marmentini, um dos organizadores dos eventos, revela que a comunidade e voluntários fazem as doações para as duas ceias. Assim, basta a vontade de celebrar o Natal e fazer desejos para o Ano Novo. A programação conta ainda com missas, às 19 horas, antes do jantar.

“As pessoas que participam acabam se relacionando, trocando telefones, conversando. Surgiram amizades e até saiu casamento. Na igreja, às vezes as pessoas se sentem mais à vontade para se aproximarem das outras”, explica o frei. No ano passado, 170 pessoas passaram o Natal desta forma. O número foi ainda maior no Réveillon.

A professora Magda Dias participa todo ano das celebrações na Igreja dos Capuchinhos. Além disso, ajuda a preparar a ceia e a estrutura necessária para receber tanta gente.

“Eu não posso ir para a minha casa, porque é muito longe e ainda tem todo este estresse de final de ano. Por opção minha, prefiro ficar. Soube quando começou o Natal na igreja e logo me inscrevi. É muito bom. É gostoso de participar e ver as pessoas juntas, de todas as idades e classes. Este é um momento de reflexão e também de acolher as pessoas”, garante.

A Paróquia Nossa Senhora das Mercês pede apenas para que as pessoas que desejam passar o Natal e o Réveillon no local confirmem a presença pelo telefone (41) 3335-5752 ou na própria igreja. Assim, é possível planejar o jantar para todos.

Voltar ao topo