Nas mãos de artista, lixo reciclável vira brinquedo

Embalagens plásticas e de papel, caixinhas Tetra Park, escovas de dente, barbeadores descartáveis, CDs, fitas VHS, isopor, prendedores de roupas, tubos de papel higiênico e outros objetos recicláveis ganham vida nas mãos do artista plástico, artista gráfico e escritor Joba Tridente, de Curitiba.

Ele trabalha como oficineiro cultural há 14 anos e transforma diferentes materiais em bonecos e outros brinquedos, mexendo com a imaginação da garotada.

“Por meio do meu trabalho tento mostrar às pessoas que é possível reaproveitar tudo o que existe em casa ou em sala de aula. Muitas vezes, fico semanas olhando para o material até que surja uma ideia legal para ser colocada em prática”, conta o artista.

Até o final deste mês, um pouco do trabalho de Joba está sendo mostrado no setor de literatura infantil da Biblioteca Pública do Paraná, na capital. Entre os brinquedos expostos estão, além de bonecos, carros, locomotivas, robôs, foguetes, satélites, discos voadores, roda-pião, pássaros e outros animais. Muitos dos objetos são articulados, como os bonecos que mexem as pernas, os braços e a boca e os foguetes que soltam a cápsula.

“Os brinquedos são bastante lúdicos e também educativos, podendo ser utilizados em teatro de bonecos e contações de histórias”, explica.

Serviço

Exposição de brinquedos de Joba Tridente. Onde: Biblioteca Pública do Paraná (Rua Cândido Lopes, 133, Centro). Horário: A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 8h30 às 13h. Entrada franca.