Mutirão tira dúvidas sobre contratos imobiliários

Dúvidas sobre financiamentos e contratos de compra e venda de imóveis são o foco do mutirão que a Associação Nacional dos Mutuários – Regional Paraná (ANM-PR) faz até 17 de agosto. O atendimento é gratuito e realizado por profissionais especializados em temas relativos ao Sistema Financeiro de Habitação, como a revisão de valores de prestação, amortização negativa, regularização de contratos de gaveta, qualidade de obras, alienação fiduciária e suspensão de leilão. Os técnicos também podem dar informações sobre contratos do plano de arrendamento (PAR) e do fundo de arrendamento (FAR), além de contratos recentes assinados com os sistemas de amortização Constante (SAC) e Crescente (Sacre).

O preparador de atletas Damázio Gel procurou a ANM-PR com a intenção de regularizar um contrato de gaveta acertado há quatro anos de um imóvel do PAR. Gel quer registrar o imóvel em seu nome, embora o PAR não permita que terceiros tenham este direito. Por falta de documentação, a Caixa Econômica Federal quer despejá-lo. “Como sou o usuário, quero brigar por esta possibilidade”, fala, com a esperança de ter o teto garantido.

Segundo o presidente da ANM-PR, Luiz Alberto Copetti, cerca de 60% dos atendimentos do mutirão referem-se aos contratos de gaveta, que é o acordo feito diretamente entre o dono do imóvel que adquiriu o financiamento imobiliário e uma terceira pessoa que compra o mesmo bem sem envolvimento do banco. “Vamos entrar com uma ação judicial pedindo uma audiência de conciliação porque o mutuário tem o interesse em regularizar”, diz.
Interessados devem comparecer à Rua Saldanha Marinho, 857, no Centro, das 9 às 19h. É necessária a apresentação do contrato e as três últimas prestações do imóvel para a análise do caso.