Mutirão limpa ruas atingidas por enchente

Cerca de 350 pessoas participaram ontem de um mutirão que limpou as ruas e os terrenos atingidos pela enchente do último dia 7 de março, no Bairro Alto, Atuba e Tarumã, em Curitiba. No total, foram retiradas mais de 80 toneladas de lixo, suficientes para encher nove caminhões que a Prefeitura de Curitiba colocou à disposição, juntamente com caçambas instaladas em pontos estratégicos para o recolhimento de móveis e objetos estragados pela água. Máquinas e equipes de limpeza puderam também retirar todo o entulho acumulado no Rio Atuba para evitar que a água volte a transbordar em caso de mais chuvas.

A enchente do começo do mês atingiu cerca de duzentas casas, especialmente na Vila Esperança, no Atuba, e na Vilinha do Bairro Alto. A administradora regional responsável pela área, Silvana Gioppo, explicou que o trabalho em mutirão também conscientizou os moradores sobre o papel da população na prevenção das enchentes. “A participação popular é fundamental para ajudar a manter o rio limpo e livre de entulho”, afirmou.

A Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi), da Secretaria Municipal de Urbanismo, aproveitou a ocasião para promover uma campanha de conscientização sobre os riscos das enchentes, especialmente neste período de fim do verão, que é marcado por fortes pancadas de chuva.

A ação dessa campanha desenvolveu-se com a distribuição de folhetos com medidas preventivas em todas as Ruas da Cidadania, nos núcleos de Urbanismo. Nas situações de emergência, a recomendação é procurar a Coordenação Municipal da Defesa Civil, através dos telefones 156 ou 1532.

Nos folhetos, a Cosedi aconselha que a população verifique o estado do telhado da casa e das calhas; confira se os muros de divisa e de arrimo estão com uma drenagem adequada ou estão represando a água da chuva, o que pode causar desabamento; recomenda que jamais se jogue lixo ou entulho em valetas, rios e córregos; e pede para que se avise a administração regional ou a central telefônica 156 se alguma boca de lobo estiver entupida na rua.

Os locais de recolhimento do lixo durante o mutirão realizado no Bairro Alto incluíram a rua Rio Guaíba, o final da Rua Antônio Cândido Cavalin, o final da rua João Ramalho e no Atuba no final da Estrada da Graciosa, no final da Rua República Guarani, além do bairro do Tarumã, onde a limpeza chegou ao fim das ruas José Veríssimo e Visconde de Abaeté.

Voltar ao topo