Mutirão leva serviços e diversão à CIC

Uma verdadeira festa foi realizada ontem, no Parque dos Tropeiros, na Cidade Industrial de Curitiba. O programa Mutirão da Cidadania, promovido pela Prefeitura, em parceria com o Grupo Paulo Pimentel (GPP), atraiu milhares de pessoas da região. Hoje, a festa continua, entre 9h e 17h. Quem quiser aproveitar, vai encontrar diversas atrações e serviços da Prefeitura.

Os visitantes puderam fazer exames médicos, receber orientações de nutricionistas, assistir apresentações artísticas, escutar contos infantis, ter auxílio jurídico e participar de massagens, sessões de fisioterapia, oficinas, artesanato, jogos e brincadeiras. As secretarias municipais também estavam presentes para ajudar a comunidade e informá-la das ações da Prefeitura. Também houve a entrega de cobertores da Campanha do Agasalho.

O casal Amauri Ribeiro de Lima e Márcia de Fátima de Lima foi até o Parque dos Tropeiros para buscar orientação jurídica. Acabou aproveitando para checar a pressão arterial, a glicose no sangue e o colesterol. ?Fiz uma avaliação completa. É bom fazer de vez em quando. Está tudo bem, graças a Deus?, afirma Amauri. ?Viemos com um propósito, mas chegamos aqui e vimos tudo isso. Resolvemos aproveitar e foi muito bom?, diz Márcia.

A manicure Cíntia Adriano Martins se interessou em fazer um curso de massoterapia ao passar por uma das barracas do Mutirão. Além de orientações, os visitantes ganham massagens. ?Fiquei sabendo de muita coisa e me interessei em fazer o curso.?

O vigilante Vilson da Rosa levou os filhos Alisson e Adavilson para brincar nas atrações montadas no parque. ?Os meninos adoram e resolvi trazê-los aqui. Foi ótimo porque tem bastante espaço. Vou levá-los também no ônibus do Cárie Zero, que vai mostrar para eles as orientações dos dentistas. Isso é muito importante?, conta Vilson.

Pais e filhos receberam também informações de como se prevenir de queimaduras. A maioria dos acidentes acontece com crianças dentro do ambiente doméstico, com a presença de um adulto. Nanci Takada, assistente de projetos da organização não-governamental Criança Segura, comenta que o trabalho de conscientização é essencial para evitar as queimaduras. Segundo a enfermeira Camila Chiquin, do setor de queimados do Evangélico, assim que ocorrer uma queimadura, deve-se colocar a área atingida em água corrente e cobri-la com um pano limpo e seco. Depois, encaminhar a pessoa para o hospital. Dia 6 de junho, terça-feira que vem, é celebrado o Dia Nacional da Luta contra Queimaduras.

Meio ambiente

O prefeito de Curitiba, Beto Richa, aproveitou o Mutirão da Cidadania para reunir alunos das escolas municipais, escoteiros e oficiais do Exército para plantar árvores no Parque dos Tropeiros. Foram 300 árvores plantadas, como ipê roxo, pau-marfim, aroeira, araçá, cereja, figeuira, cássia mandurana, ingá, pitanga, entre outras espécies.

Para o prefeito, uma mobilização como esta melhora a vida da população da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), um dos bairros mais populosos do município. ?Lançamos este programa com o objetivo de melhorar a vida da população. Durante toda a semana, fizemos um verdadeiro pente-fino na CIC, com diversas obras. Acompanhei, pessoalmente, tudo. Terminamos com esta festa, onde também estamos escutando a população sobre os seus problemas e necessidades. Esta é uma administração feita junto com cada cidadão, presente nos bairros?, enfatiza Richa.

O secretário municipal de Meio Ambiente, José Antônio Andreguetto, acredita que a adesão da população no evento é o ponto mais importante do Mutirão da Cidadania. ?O programa será estendido para todas as regiões da cidade. É uma forma de a Prefeitura estar mais próxima da comunidade.?

O Mutirão da Cidadania continua hoje, com diversas atividades e atrações, das 9h às 17h, no Parque dos Tropeiros. O próximo evento será em julho, na regional Cajuru.

Voltar ao topo