Municípios do litoral ganham unidade do Samu

O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, e os prefeitos dos municípios do litoral inauguraram nesta segunda-feira (2) o quinto Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) Regional do Paraná. O Samu Litoral está em funcionamento e atende a demanda de urgência e emergência dos sete municípios da região, em parceria com o Siate do Corpo de Bombeiros. São 105 profissionais contratados para atender as emergências médicas.

“Temos uma dívida histórica com o nosso litoral. Estamos reforçando os investimentos na região para melhorar a qualidade de vida da população que vive aqui. O Samu é uma estrutura permanente que ficará de legado para a região e ainda será reforçada durante a Operação Verão”, disse Caputo Neto. Até o próximo ano serão 12 Samus Regionais em todo o Estado.

O Samu Litoral pode ser acionado através da central 192 e mantém ambulâncias nos municípios de Antonina, Guaratuba, Pontal do Paraná, Matinhos, Morretes e Paranaguá, que também é sede da central de regulação. O município de Guaraqueçaba, devido a sua localização de difícil acesso terrestre, terá à disposição uma lancha para casos de urgência cedida pelo Corpo de Bombeiros.

Serão sete ambulâncias de Suporte Básico de Vida e mais uma Unidade de Suporte Avançado (UTI móvel). “O serviço presta o atendimento pré-hospitalar dos casos de urgência e tenta manter o paciente estável até a chegada a um hospital de referência”, afirmou o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Sesa, Vinicius Filipak.

O Hospital Regional do Litoral será a principal referência para o atendimento do Samu e Siate na região. A unidade própria do Governo do Estado tem o maior pronto socorro do litoral e conta com 164 leitos gerais, sendo 14 leitos de UTI adulto e 7 de UTI neonatal. “Esperamos que com a agilidade do Samu, o paciente chegue em melhores condições no hospital, o que diminui os riscos de agravamento do quadro clínico do paciente”, salientou o diretor geral do HRL, Eduardo Farah.

Consórcio

A Secretaria da Saúde repassará um incentivo de R$ 100 mil mensais para o custeio do Samu Litoral. Além disso, o recém-criado Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral será responsável pela administração do Samu e receberá apoio mensal de R$ 25 mil através do Comsus – programa de apoio aos consórcios.

Segundo o prefeito de Paranaguá e também presidente do Consórcio, José Baka Filho, esta é uma prova que quando as três esferas administrativas trabalham em conjunto, o maior beneficiado é o cidadão. “Desde 2009 estamos pleiteando o Samu para nossa região. E agora com os recursos dos governos federal e estadual, além da participação dos municípios da região, o serviço está implantado”, disse.

Central – O call center do Samu Litoral funciona 24 horas por dia e conta com uma equipe treinada para fazer a triagem das ligações, captar as informações do solicitante e encaminhar uma ambulância para o local da emergência.