Multa de novos radares não muda licenciamento

As multas emitidas pelos 45 novos radares instalados na cidade não vão influenciar no pagamento do licenciamento anual do veículo. As multas registradas desde a semana passada (os novos equipamentos entraram em funcionamento no dia 2) só terão caráter obrigatório vencidos os prazos de notificação, defesa prévia e pagamento da data original do vencimento. De acordo com o comunicado divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PR), esse prazo pode variar de 90 a 120 dias, dependendo do tempo de notificação e da impetração ou não de recurso. Esse é quase o mesmo período em que terminam os prazos para o pagamento do licenciamento, no dia 24 de novembro.

O Detran/PR começa a enviar a guia de recolhimento na quinta-feira. Nas guias enviadas aos proprietários de veículo não constam as multas aplicadas pela Diretoria de Trânsito de Curitiba (Diretran). Essas infrações serão cobradas pelo órgão municipal e deverão ser pagas para que o proprietário do veículo possa receber o Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo (CRLV).

Licenciamento

O Detran está apenas cobrando a taxa de licenciamento, seguro obrigatório e multas aplicadas pelos demais órgãos de trânsito. Os prazos de licenciamento dos veículos de placas com finais 1 e 2 vencem na quinta e sexta-feira. “O procedimento não muda em nada. Apesar de todo o questionamento da semana passada, está tudo normal e deve correr sem problemas”, disse o assessor de planejamento do Detran, Gustavo Oliveira.

O calendário para o licenciamento termina em novembro. “Até essa data, quase todos os motoristas já terão realizado o procedimento. Mesmo aqueles multados pelos novos radares, porque com o tempo de notificação e recurso costuma ser mais longo que 90 dias”, afirmou.

Voltar ao topo