O cabelo, além de ser a moldura do rosto, também pode imprimir a personalidade, o estilo e geralmente está relacionado a beleza. Para muitas mulheres que estão em tratamento contra o câncer ou que sofrem de alopecia areata a perda dos cabelos pode acarretar uma dificuldade ainda maior na aceitação do problema.

E com a proposta de dar apoio a essas mulheres é que surgiu a ONG Atitude na Cabeça. A entidade, sem fins lucrativos, arrecada doações de cabelos, perucas, lenços, chapéus e outros adereços para pacientes que perderam os cabelos.

De acordo com as coordenadoras da ONG – fundada em Curitiba há cerca de nove meses – Terezinha Maira Niehues e Suely Maria Baldan muitas mulheres já foram atendidas pela entidade. Todos os envolvidos no projeto, desde a captação dos cabelos até a confecção das perucas, trabalham de forma voluntária. A meta, segundo elas, é ampliar o número de atendimentos, já que existe uma demanda bastante grande por perucas, especialmente de pacientes da rede pública de saúde, que são o foco de atendimento da ONG. “O nosso objetivo é ser um banco de doações de perucas no Paraná, atendendo aos hospitais da rede pública, e prestando assistência e acolhimento, promovendo o bem estar e ajudando a elevar a autoestima”, afirma Terezinha.

Toda a arrecadação com a venda dos calendários será revertida para a manutenção da ONG e ampliação do atendimento. “A ideia é mostrar um olhar diferente dessas mulheres, que passaram por uma doença, e estão mais fortes e vivas”, disse Suely.

Quem quiser adquirir os calendários pode entrar em contato pelo telefone (41) 9661-9015 ou e-mail atitudenacabeca@gmail.com.