Colombo

Mulher sem cinto de segurança bate o carro na Estrada da Ribeira

Nesta sexta-feira (13) a Sociedade Brasileira de Ortopedia deu início a campanha “Carnaval sem trauma”, que incentiva o uso do cinto de segurança. O uso do cinto é obrigatório para todo mundo, para quem senta na frente ou atrás do carro. Nos casos de quem vai atrás, pode reduzir e muito o risco de o passageiro morrer.

Campanha orienta uso de cinto de segurança. Foto: Reprodução/Rede Globo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego, divulgados pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, o uso do cinto de segurança no banco da frente pode reduzir em 45% o risco de mortes em acidentes de trânsito. Já no banco de trás, essa redução é bem maior e pode chegar a 75%.

Apesar de todos os motoristas e, inclusive, passageiros saberem da obrigatoriedade do uso do cinto de segurança, a Polícia Rodoviária Federal multou 232 mil motoristas no ano passado, porque eles ou os caronas estavam sem o equipamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Ortopedia, 92% dos passageiros não usam o cinto. Se o passageiro for flagrado sem cinto, a multa vai para o motorista do carro. O valor é R$ 127.