Cascavel ? A Prefeitura e a Polícia Civil de Cascavel, a 520 km de Curitiba, estão investigando a morte da dona de casa Helena Pires, de 25 anos, na terça-feira, na Unidade Básica de Saúde do distrito Rio do Salto. Familiares e amigos afirmam que houve negligência médica. Houve depredação da unidade. Muitos remédios e equipamentos foram perdidos. Quatro pessoas foram detidas por destruição do patrimônio público e liberadas mediante pagamento de fiança.

Segundo a Comunicação Social da Prefeitura, a dona de casa foi atendida na manhã de terça-feira com sintomas de enxaqueca, recebeu medicação e voltou para casa. Mais tarde retornou ao posto com as mesmas reclamações. A médica a deixou em observação. Ela teria pedido a transferência da paciente para o Posto de Atendimento Continuado, na cidade de Cascavel.

No entanto, quando o motorista da ambulância, que atendia outra ocorrência, chegou, não teria cumprido a determinação da médica, que, àquela hora, já havia saído. Por volta das 14h Helena morreu. Os fatos estão sendo apurados pela polícia e por uma sindicância da Prefeitura.

Os exames da causa da morte da dona de casa devem ficar prontos hoje, mas acredita-se que tenha sido aneurisma. Ontem parentes e amigos revoltados foram até a unidade de saúde e a depredaram. Aquela unidade havia sido motivo de uma reportagem em revista do Ministério da Saúde, em maio do ano passado. Ela foi apresentada como modelo no Programa de Saúde da Família.

A médica, que teve o nome preservado, foi afastada preventivamente e pediu desligamento da Prefeitura. O motorista da ambulância também está afastado, enquanto uma enfermeira que trabalhava na unidade pediu transferência. O posto está fechado temporariamente.

continua após a publicidade

continua após a publicidade