Mulher foge do Líbano para a Síria para voltar ao Brasil

A paranaense Nariman Osman Chian, 21 anos, impedida pelo marido de deixar o Líbano com o filho de seis anos, tentou fugir para a Turquia no último fim de semana.

Lá, a legislação é ocidentalizada e ela poderia voltar ao Brasil. No entanto, ela conseguiu chegar apenas até a Síria, pedindo ajuda à embaixada brasileira em Damasco.

A família de Nariman mora em Matinhos e a mãe, Mahassen Chiah, tem esperança de que nesse País a negociação diplomática para o retorno da filha seja mais fácil.

Nariman pagou para que um grupo de atravessadores a ajudasse a chegar ilegalmente até a Turquia. Ela entrou em território sírio, mas não conseguiu seguir em frente. Por duas vezes quase foi presa.

Segundo informações da mãe, agora a filha está bem, abrigada na embaixada brasileira. “Ela está bem cuidada, está num apartamento, estão dando comida para ela”, disse a mãe.

Mahassen conta que foi a família quem pagou aos atravessadores. O grupo havia garantido que Nariman chegaria até a Turquia, mas não conseguiram. Mesmo assim, ela espera que na Síria o governo brasileiro consiga melhores resultados.

Mahassen disse que conversou com o embaixador brasileiro em Damasco, Edgar Cassiano, e ele teria dito que são boas as chances de a filha voltar ao Brasil. “Fiquei mais aliviada.”

Mas mesmo em segurança, Mahassen disse que a filha estava desesperada com a possibilidade de ter que esperar ainda por vários dias até uma solução para o problema. Nariman acaba de completar cinco meses de gestação e espera uma menina. A família tem esperança que até o nascimento do bebê ela já esteja no Brasil.

Nariman quer voltar ao Brasil porque estaria sendo agredida pelo marido, que também é acusado de tentar isolá-la dos seus familiares. Segundo informações da assessoria de imprensa do Ministério das Relações Exteriores, em Brasília, o governo vem trabalhando para resolver o caso.