Muita lama na festa dos novos calouros da UFPR

Clique aqui para ver o listão

Foi divulgado ontem o resultado do vestibular mais concorrido do Estado, o da Universidade Federal do Paraná. 52.445 candidatos disputaram 4.149 vagas distribuídas em 67 cursos. Os mais concorridos foram Publicidade e Propaganda, Medicina, Jornalismo e Direito. O início das aulas para quem vai ingressar no primeiro semestre é 22 de abril.

Nervosos, muitos calouros nem quiseram esperar para ver o nome na lista e já partiram para o banho de lama, no pátio da Reitoria, na Praça Santos Andrade. Alguns não agüentaram o calor e foram socorridos em ambulâncias. Quando o resultado saiu, os vestibulandos tinham que travar mais luta para chegar até o local onde estavam os nomes. Para muitos, alegria na chegada; para outros, a certeza de que não foi desta vez.

Rodrigo Moro, de 17 anos, passou em Biologia. “Demorei para chegar até a lista, mas fui empurrando e cheguei lá. Depois a galera toda já caiu no banho de lama”, diz. Luís Eduardo Arnes Pereira, 17, passou em Agronomia. “A sensação foi de alívio, a gente estudou o ano todo para isso”, explica. Alexandre Meyer, 21, vai cursar Física. “É o meu primeiro vestibular, estudei bastante e consegui o resultado que esperava”, conta. Carolina Dauschech, 17, e Tatiana Xavier, 17, puderam pelo menos curtir o banho de lama. As duas fizeram cursinho juntas e tentavam uma vaga em Medicina. “Não foi desta vez mas vamos passar ano que vem”, explicam. Mas, enquanto elas não deixavam a tristeza tomar conta, outros não conseguiam esconder a cara de decepção. Pelas ruas laterais da universidade, muita gente encontrava consolo nos braços de amigos, namorados e parentes.

Uns poucos calouros podiam também comemorar os primeiros lugares. Foi o caso de Eduardo Leal Adam, que vai estudar Medicina. É dele o maior nota do concurso. O segundo lugar ficou com Thiago Moura Saura e o terceiro com Marcus Vinícios Roman Coelho, também calouros de Medicina.

Perfil dos calouros

A universidade pública continua ainda tendo a maior parte dos estudantes vindo de escolas particulares. Segundo o perfil-sócio econômico levantado pela UFPR 38,5% dos alunos sempre estudaram em escolas particulares e só 20% sempre em escola pública. O restante alternou entre os dois sistemas. A maior parte dos calouros é do Paraná, 74% e quase a metade deles tem pais com o ensino superior completo, 43%. Grande parte deles tem 18 anos, 31%, e a maioria nunca trabalhou, 55%. Cerca de 1.145 candidatos (2,18%) se declaram negros e 42% deles são calouros.

Agora é hora de os novos alunos ficarem atentos ao período de matrículas. Será de 3 a 6 de fevereiro, no Salão de Provas localizado no andar térreo do Edifício de Administração, do Centro Politécnico. Cada curso terá dias e horários diferenciados.

Enlameados são barrados

Para muita gente passar no vestibular foi mais fácil do que voltar para casa. Tiago Marsinko, de 18 anos, passou em Engenharia Civil. Na hora fez muita festa e se sujou todo de lama. Depois foi até a Praça Rui Barbosa pegar um ônibus para ir para o Pinheirinho mas foi barrado pelo cobrador. “Ele me mandou procurar um fiscal, mas não achei ninguém”, reclamou.

Suelem Fernandes Vieira não passou no vestibular, mas acabou entrando na festa com os amigos. A alegria acabou na hora de voltar para casa. Uma das amigas ia ligar para ver se o pai poderia vir buscá-los. Elas ficaram tentando convencer os cobradores mais de duas horas.

Segundo a assessoria de imprensa da Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo na Grande Curitiba, há 10 anos foi baixada uma norma que proíbe a entrada de pessoas que estejam com roupas muito sujas, como é caso dos estudantes que estavam todos enlameados. A medida foi tomada porque os outros passageiros reclamavam que se eles sujavam e até manchavam as roupas depois de encostar nos estudantes ou nos bancos que ficavam cheios de lama.

Voltar ao topo