Mudanças de tráfego no Centro de Curitiba

Os motoristas que trafegam pela Avenida Visconde de Guarapuava, nas proximidades das Ruas André de Barros e Lourenço Pinto, na região central de Curitiba, precisarão prestar mais atenção ao trânsito a partir de hoje.

É que a prefeitura dará início a obras de concretagem do pavimento nos cruzamentos dessas vias. As obras devem durar dez dias. Com isso, haverá bloqueio de vias, mudanças de sentido e proibição de estacionamento.

Segundo a Diretoria de Trânsito (Diretran), a partir das 10h de hoje haverá bloqueio parcial de trânsito da Visconde de Guarapuava e na André de Barros, no cruzamento com a Lourenço Pinto.

O tráfego na Lourenço Pinto terá bloqueio total nos dois cruzamentos, com acesso permitido só a moradores e comerciantes. Nos primeiros cinco dias, será fechada a pista da direita da Visconde e os motoristas serão obrigados a desviar para a da esquerda. Depois, haverá inversão do desvio.

Por causa do bloqueio em meia pista da Visconde de Guarapuava, será proibido estacionar nas laterais da via aos sábados pela manhã, nos locais onde há permissão. Haverá permissão para estacionar apenas a partir das 14h, enquanto durarem os bloqueios na região.

A partir de hoje, também a pista dos carros que seguem em direção à rodoviária, na quadra em frente à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), será totalmente bloqueada.

Isso porque os biarticulados da linha Boqueirão, que estão circulando pela canaleta da Avenida Sete de Setembro, precisarão entrar na Marechal Floriano para passar na estação-tubo Cefet.

Por causa das obras e dos bloqueios, serão desativadas as duas estações-tubo das linhas expresso Boqueirão e ligeirinho Fazenda Rio Grande, na Rua Lourenço Pinto. Os ônibus da linha Boqueirão vão usar a estação-tubo sentido Pinhais na Praça Rui Barbosa.

Os passageiros da linha Fazenda Rio Grande vão desembarcar na estação FAS, da Rua Conselheiro Laurindo, e embarcar na estação-tubo da linha Sítio Cercado – sentido Boqueirão, no terminal Guadalupe. A Companhia de Urbanização (Urbs) afixou cartazes nos ônibus e estações-tubo para alertar sobre as mudanças, que serão desfeitas após o término das obras.

A partir de quarta-feira, a Rua Barão do Rio Branco passará a ter mão dupla na quadra em frente à Câmara Municipal, entre as Avenidas Visconde de Guarapuava e Sete de Setembro. A prefeitura instalará faixas de orientação aos motoristas algumas quadras antes dos pontos de obras, sugerindo caminhos alternativos.

Outras informações no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br.