Mudança do Cefet para universidade ganha força

A proposta de criação da Universidade Federal Tecnológica do Paraná foi entregue ontem ao governador Roberto Requião. O projeto, que prevê a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) em universidade, recebeu total apoio do governador. “Essa medida vai aumentar a capacidade de pesquisa no Estado e possibilitar a criação de novos cursos e vagas na instituição, o que é muito positivo para o Paraná”, afirmou o governador.

O projeto foi entregue pelo secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi; pelo secretário da Educação, Maurício Requião; pelo diretor-geral do Cefet, Eden Januário Netto; e pela superintendente de Educação, Yvelise Arcoverde.

Ministro

Segundo o governador, a proposta de transformar o Cefet em universidade também tem o apoio do governo federal, que se manifestou através do ministro da Educação, Cristovam Buarque. “Já conversei com o ministro sobre esse assunto e ele aprova a idéia”, declarou.

Para o secretário da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, a proposta representa um ganho muito grande para o Paraná que possui apenas uma universidade federal, enquanto Estados como Rio Grande do Sul e Minas têm quatro ou cinco cada.

“A criação desta universidade é muito importante, principalmente no aspecto tecnológico, pois toda a pesquisa e extensão da instituição deverão ser voltadas à tecnologia”, ressaltou Rizzi. Ainda segundo o secretário, a mudança é importante também para o interior do Paraná, pois a nova universidade vai contar com as seis unidades do Cefet hoje espalhadas pelo Estado.

Retribuição

O secretário da Educação, Maurício Requião, disse que a transformação do Cefet em Universidade é uma forma da união retribuir ao Paraná todos os esforços e investimentos que o Estado tem feito no ensino superior. Segundo ele, essa mudança vai facilitar também a gestão e a administração do Cefet. “A instituição vai ter muito mais autonomia para criar cursos e vagas e para desenvolver uma política educacional”, salientou.

O diretor-geral do Cefet, Éden Januário Netto, disse que o apoio do governador Roberto Requião e dos secretários é de extrema importância para agilizar o processo. “O projeto já está tramitando em Brasília e, com o apoio do governo do Estado, deve ser concluído mais rapidamente”, explicou o professor Éden. “Acreditamos que até o fim do ano a Universidade já esteja criada.”

Ele explicou ainda que a transformação do Cefet em universidade não gera custos pois a nova instituição vai contar com o mesmo quadro de professores, de pessoal e com a mesma estrutura física que possui hoje. A Secretaria da Educação e o Cefet já atuam como parceiros na formação de alunos da rede pública. De acordo com Maurício Requião, essa parceria visa recuperar o ensino profissionalizante no Estado.

Voltar ao topo