MST invade fazenda em Irati

Setenta famílias do Movimento Sem Terra (MST) invadiram na semana passada a fazenda Nerauto”, no Município de Irati, na Região dos Campos Gerais, de propriedade do governo do Estado. Eles querem que a área seja desaproriada pelo Incra. No entanto, o Procurador Geral do Estado, Sérgio Botto Lacerda, afirmou ontem desconhecer o fato.

Segundo o procurador, o que está ocorrendo no local não seria invasão. A fazenda estaria emprestada em regime de comodato para a cidade e lá, por consentimento da prefeitura, viviam cerca de 20 famílias. Mas o acordo terminou no fim de 2001 e teria que ser renovado mais uma vez.

O secretário da Agricultura de Irati, Francisco Marochi, confirmou as informações do procurador, mas acrescentou que além das famílias que já viviam lá, agora há mais 70, vindas da região, que invadiram o local no dia 17 de janeiro. Ele disse que na última quinta-feira eles enviaram, por meio de malotes, informações sobre o assunto para as secretarias estaduais do Meio Ambiente e da Segurança Pública. Segundo Marochi, a Polícia Militar tem acompanhado a movimentação, mas nenhum conflito foi registrado no local.

Segundo o integrante do MST, Edivande José de Freitas, eles querem que a área seja desapropriada e que as famílias sejam assentadas. Ele também espera que o governo forneça recursos financeiros para que essas famílias comprem insumos agrícolas e comecem a produzir.

Voltar ao topo