MP tenta garantir troca de vales falsos na Urbs

A Promotoria de Defesa do Consumidor, vinculada ao Ministério Público do Paraná, entrou ontem com uma ação civil pública na 1.º Vara da Fazenda Pública contra a Urbs, empresa que gerencia o transporte coletivo em Curitiba. A ação pede que a empresa aceite a troca de todos os vales-transporte de metal, mesmo que sejam avaliados como falsos.

Desde outubro 400 pessoas, depois de terem problemas com a troca, procuraram o posto do 6.º Distrito Policial instalado na Rodoferroviária para prestar queixa. Muitos afirmam que compraram os vales da própria Urbs.

Segundo o delegado do 6.º DP, Vinícius Augusto de Carvalho, o inquérito foi instaurado em outubro. As pessoas que vão trocar os vales na URBS, podem procurar o posto para registrar a queixa. O delegado comenta que por enquanto eles estão colhendo provas, depois vão cruzar as informações para saber a origem dos vales falsos. Muitas empresas teriam documentos comprovando a compra na própria URBS. O delegado afirma que estão investigando a possibilidade de envolvimento de funcionários da empresa no esquema.

Surpresa

O meteorologista Tarcizio Valentin da Costa diz que comprou 100 vales em julho para o filho que estuda no Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet). Como a instituição ficou cerca de 90 dias em greve, os vales acumularam e não puderam ser gastos antes da troca pelos vales de papel. “Apresentei até os recibos”, afirma. Dos 75 que ainda tinha, 25 foram avaliados como falsos. Ele prestou queixa no posto do 6.º Distrito, na dentro da Rodoferroviária.

Segundo a assessoria de imprensa da Urbs, cerca de 20 mil pessoas se cadastraram pelo telefone 156 para realizar a troca, destas 15.800 já foram chamadas. As pessoas têm até o dia 5 de novembro para se cadastrar. 11 milhões de vales falsos já foram recolhidos, o montante se refere também a vales tirados de circulação anteriormente, nos três processos de triagem que a empresa fazia para não devolver vales falsos no sistema. A presidente da Urbs, Yára Eisenbach, vai esperar para saber o conteúdo da ação para se pronunciar sobre o assunto. Hoje o procurador de justiça Ralph Luiz Vidal Sabino dos Santos dará entrevista coletiva sobre a ação que será movida.

Voltar ao topo