MP-PR busca participação de educadores em ações de promoção da cidadania

A Promotoria de Justiça de Formosa do Oeste, na região de Cascavel, promoveu nesta semana encontro com secretários de Educação e diretores de escolas da comarca para apresentar três campanhas de mobilização da comunidade que têm participação do Ministério Público do Paraná. O Promotor de Justiça Márcio Soares Berclaz, que conduziu a reunião, explica que as campanhas “O que você tem a ver com a corrupção?”, “Qual a função do Ministério Público na sociedade?” e “Valorize o seu voto: pense no futuro!” dependem de envolvimento da população, logo, a parceria com os representantes dos estabelecimentos de ensino e secretários é fundamental. “O público alvo dessas iniciativas é a criança e o jovem, por isso a importância dos profissionais de educação nesse processo”, diz. Participaram do encontro os secretários de Educação das quatro cidades que integram a comarca – Formosa do Oeste, Jesuítas, Iracema do Oeste e Nova Aurora, bem como 36 diretores de escolas.

Ficou definida a criação de uma comissão responsável pelo lançamento das três campanhas em cada cidade, sendo também marcadas as datas para a apresentação das ações de divulgação: 25 de setembro para Formosa do Oeste; 26 de setembro, Jesuítas; 30 de setembro, Iracema do Oeste e 1º de outubro, Nova Aurora. Essas comissões devem encaminhar ao MP-PR até o dia 22 de setembro um resumo das atividades previstas para cada Município. “Nossa proposta é levar essas campanhas para dentro das salas de aula, e a partir daí para toda a população. Ficamos bastante animados com a resposta das secretarias e escolas a essa idéia”, diz o Promotor de Justiça.

Além das campanhas, foi acertada na reunião a promoção de duas audiências públicas pelas secretarias: uma voltada a discutir a educação e a rede de atendimento da infância e juventude de cada cidade e outra com o objetivo de debater com a população a questão da educação como um direito social. O MP-PR, através da Promotoria de Justiça, deve participar desses trabalhos.

O que são – A campanha “O que você tem a ver com a corrupção?” é uma iniciativa da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), realizada em parceria com o Conselho Nacional dos Procuradores Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG), e no último dia 22 de agosto foi lançada no Paraná, pelo MP-PR. O objetivo da ação é mostrar à sociedade a importância de uma conduta correta, desde o cotidiano individual até as instâncias públicas.

O projeto “Qual a função do Ministério Público na sociedade?”, desenvolvida diretamente pela Promotoria de Justiça de Formosa do Oeste, tem como meta aproximar a comunidade da Instituição, apresentando de maneira clara as funções do Ministério Público, o trabalho dos Promotores de Justiça e as formas de contato para se ter acesso ao MP.

A mobilização “Valorize o seu voto: pense no futuro!”, também iniciativa da Promotoria, tem cunho mais específico para o período eleitoral, e busca divulgar a importância do voto como instrumento para exercício da democracia e construção de uma sociedade mais livre, justa e solidária.