Movimento Nós Podemos Paraná promove capacitação no interior

O Movimento Nós Podemos Paraná inicia na próxima semana uma série de oficinas de capacitação em elaboração de projetos e captação de recursos para desenvolvimento dos projetos. Podem participar pessoas que atuam em órgãos públicos e em entidades sem fins lucrativos. Em 2007, foram realizadas 20 oficinas, com a participação de 1.000 pessoas. Para este ano, está prevista a realização de 12 capacitações. A primeira será em Cascavel, na terça e quarta-feira (23 e 24). A agenda completa e outras informações podem ser conferidas no site  www.nospodemosparana.org.br.

Articulado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), o Movimento Nós Podemos Paraná tem como objetivo contribuir para que o Paraná alcance os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) até 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU. Em três anos, o Movimento envolveu mais de 12 mil pessoas, em cerca de 200 cidades do Estado. Hoje são 19 Núcleos Regionais formados em todas as micro-regiões, trabalhando com projetos e ações que visam o desenvolvimento local sustentável.

Os trabalhos da oficina têm como foco as técnicas de elaboração de projetos, como captar recursos e como identificar fontes de financiamento não reembolsáveis. A capacitação se divide em cinco módulos que serão apresentados em 16 horas de curso, durante dois dias.

O primeiro módulo contextualiza as questões referentes aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), dando destaque para os Indicadores de Desenvolvimento da região. O segundo foca as principais premissas que antecedem a elaboração de projetos, motivando os participantes a trabalharem com as ações pró-ativas do planejamento.

Já o terceiro módulo ensina, passo a passo, a elaboração de projetos, destacando os principais itens componentes de um projeto de captação de recursos. No quarto módulo os participantes aprendem a preencher a elaboração de um plano de trabalho, que normalmente é exigido pelas principais fontes de financiamento. O último módulo refere-se à identificação de fontes de financiamento não reembolsáveis. Neste módulo, os participantes trabalham em grupo na elaboração de um pré-projeto.

Os interessados também podem enviar um e-mail para angelo.tadini@sesipr.org.br <mailto:angelo.tadini@sesipr.org.br&gt;  ou entrar em contato pelo telefone (41) 3271-7708.