Movimento nos Correios cresce 30% no fim de ano

O volume médio de correspondências entregues pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos no Paraná é de 46 milhões por mês – 750 milhões no Brasil. Mas, nesta época do ano a demanda aumenta em 30%, sendo que 14 milhões das correspondências são de cartões. Para conseguir vencer o trabalho os funcionários deverão estender as atividades no final de semana.

Os cinco mil funcionários dos Correios no Estado estão correndo contra o relógio para poder entregar encomendas a tempo. Até mesmo os que entrariam em férias continuam trabalhando, o que deu um incremento de 13% no efetivo. Desde o início do mês, três aviões estão ajudando a distribuir o material enviado pela empresa. E recentemente, os Correios colocaram em funcionamento três máquinas de triar. Cada uma tem capacidade para separar trinta mil objetos em duzentas posições diferentes por hora, o que significa noventa mil objetos separados por destino a cada sessenta minutos.

“Em novembro nós fizemos uma revisão completa da frota, de carros, motos e caminhões, para que tudo funcione o mais perfeito possível nesta época”, afirma o coordenador regional de Operações dos Correios de Curitiba, Alexandre Assumpção Ribeiro. Ele destacou que diariamente os funcionários fazem um balanço do material entregue, e se for necessário, irão trabalhar sábado e domingo para colocar o serviço em dia.

O carteiro Edson Carlos Silva conta que, dependendo do volume de entregas, chega a caminhar vinte quilômetros por dia. A bicicleta é uma aliada no trabalho. Além das correspondências normais, e claro, muitos cartões de Natal e Ano Novo, eles entregam uma grande quantidade de material publicitário.

“As empresa aproveitam o final do ano para mandar muita propaganda e lembranças para os clientes”, revela Daniele Fortes Garcia, que há dois anos trabalha como carteira. Segundo ela, as mulheres não têm nenhum privilégio no trabalho, “a única diferença que o peso da bolsa é um pouco menor”.

Internet

E quem pensa que a internet tirou clientela dos Correios está enganado. A rede mundial de computadores virou uma aliada da empresa, e muitos serviços oferecidos nas agências, também podem ser feitos via on-line. Na página dos Correios é possível mandar cartões de Natal, cartas e telegramas. Basta escolher o serviço, escrever a mensagem, que o texto é impresso, e algumas horas depois, a correspondência é entregue por um carteiro no endereço solicitado.

Para se ter uma idéia, em dezembro de 2001 os Correios entregaram, pelo serviço E-Sedex, 8.800 objetos adquiridos pela internet, sendo quatro mil postados só no Paraná. Em dezembro desse ano, o volume do mesmo serviço está em 8.200 entregas, sendo 2.500 postadas no Estado.

O endereço da casa do Papai Noel

Rosângela Oliveira

Uma boneca grande, aparelho auditivo, carrinho de controle remoto, cesta básica e namorado. Esses são apenas alguns pedidos que chegam todos os dias aos Correios, em cartas endereçadas ao Papai Noel. Há onze anos a empresa faz a seleção das correspondências, e com a ajuda de funcionários e colaboradores, consegue atender cerca de 20% dos pedidos. Este ano o bom velhinho deverá receber mais de duas mil cartas, só de Curitiba e Região Metropolitana.

A secretária do “barbudo”, Káthia Mayewski, conta que todos os funcionários do setor ajudam na leitura e seleção das cartas, e até mesmo os familiares se envolvem no trabalho. “Cada carta é uma surpresa, com histórias interessantes de vida, e dá vontade de ajudar a todos”, comenta. Káthia revela que as cartas são cadastradas no computador, e dessa forma é possível localizar o autor e o pedido. Ela diz que às vezes uma mesma pessoa chega a escrever mais de cinco cartas, ou enviar a correspondência em envelope gigante, porque pensam que será feito um sorteio. Todas as cartas são respondidas, e vão assinadas pelo próprio Papai Noel.

Até idosos

A grande maioria das cartas é enviada por crianças, que além de brinquedos e equipamentos eletrônicos, pedem emprego para membros da família, e até material de construção para ampliar a casa. Em uma carta, uma menina enviou a foto que tirou com o Papai Noel e escreveu perguntando se ele lembrava daquele dia. Outra, pede para o bom velhinho ajudar a escolher entre dois meninos por quem ela está apaixonada.

Muitas pessoas idosas também enviam seus pedidos para o Papai Noel. Káthia comenta que, entre elas, estava o de uma mulher de 74 anos que cuida de uma filha portadora de deficiência com 42 anos, e gostaria de ganhar roupas e uma ceia de Natal. Em outra correspondência, um senhor pediu, além da visita do velhinho, um coração, pois está na fila de espera de transplante e não tem previsão de fazer a cirurgia. “Isso nos emociona, pois eles continuam tendo esperança e acreditando”, disse a “secretária”.

Para o vendedor Manuel Oliveira, esta época do ano é muito especial, pois há três anos ele é um voluntário dos Correios. Depois de selecionar algumas cartas, tenta viabilizar os pedidos. Esse ano ele já escolheu seis correspondências, e na próxima semana irá entregar os presentes. Manuel acredita que quanto mais pessoas se envolverem na iniciativa, ampliam-se as chances de quem deposita seus sonhos no Papai Noel de ter seu desejo realizado. “Poderia ser criada até uma ONG dos Amigos do Papai Noel, que trabalharia durante o ano todo para poder atender com mais facilidade os pedidos”, sugeriu.

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