O movimento nas estradas do Paraná deve se intensificar a partir de amanhã. No entanto, as polícias rodoviárias Federal (PRF) e Estadual (PRE) iniciam hoje a operação do feriado de Nossa Senhora Aparecida. O principal destino dos motoristas, como em todo final de semana ?prolongado?, é o litoral, do Estado ou de Santa Catarina. A expectativa é de aumento de mais de 40% no movimento tanto da BR-277 quanto da BR-376.
Na Ecovia, concessionária que administra a BR-277, que leva ao litoral paranaense, o movimento começa a partir do final do dia de hoje. Segundo nota encaminhada pela empresa, ?o feriado da Padroeira do Brasil deve levar perto de 100 mil veículos nos dois sentidos durante os três dias de recesso?. De acordo com a Ecovia, hoje à noite e amanhã, ?são esperados picos de até 1.500 veículos/hora?.
Na BR-376, sentido litoral catarinense, o fluxo de veículos deve ser ainda maior. Segundo o coordenador de educação no trânsito da PRF, Maurício Trevisan, em feriados prolongados o movimento da BR-376 chega a ser duas vezes maior que o da BR-277, pois recebe motoristas do interior do Paraná e também de São Paulo que se dirigem para as praias de Santa Catarina.
A operação deste feriado deve se estender até segunda-feira, dia 15. ?Por ser Dia do Professor, muita gente não tem aula e acaba deixando para voltar na segunda-feira, ao invés de domingo?, afirma Trevisan. A dica que ele dá para os motoristas é que dirijam com cautela.
Tempo
Mais um motivo para os motoristas estarem atentos na estrada é o clima. De acordo com o Simepar, uma frente fria vinda do Rio Grande do Sul se aproxima e o tempo deve mudar a partir de amanhã à tarde. ?No sábado e no domingo a previsão é que permaneça fechado, podendo chover a qualquer hora do dia, principalmente em Curitiba e litoral?, afirma o meteorologista Samuel Braun. Segundo ele, hoje e amanhã a temperatura ainda fica perto de 30ºC. Já nos próximos dias do feriado a temperatura fica entre 24ºC e 25ºC.


