Feriadão

Movimento de retorno a Curitiba é alto

Milhares de pessoas que aproveitaram o feriado prolongado de 7 de setembro para viajar estão voltando para casa neste segunda-feira. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o movimento intensificou-se a partir das 13 horas e deve diminuir consideravelmente apenas as 22 horas.

De acordo com o site da Ecovia, o movimento na volta das praias pela BR-277 é considerado alto e é de quase 2.200 veículos por hora. A concessionária informou que a expectativa é de que o pico de veículos chegue a 2.500 por hora entre às 18h e 21h. Segundo a Ecovia, 25 mil carros estão retornando do litoral nesta segunda-feira.

Na BR-376, que liga a capital a Santa Catarina, o movimento de veículos no sentido para Curitiba é de 1.800 por hora e no sentido inverso de 1.100 por hora. Segundo a PRF, o fluxo de veículos é intenso e chove forte na região da Serra. Nesta segunda-feira ocorreram pequenas colisões e a expectativa é de que o movimento seja alto até às 20 horas e diminua às 22 horas. A orientação para os motoristas é de cautela. “Tem sempre os ‘espertinhos’ que gostam de andar pelo acostamento, ultrapassar pela direita. É preciso seguir as regras de trânsito e ter bastante atenção”, relatou a PRF. “A expectativa é de que o movimento de amanhã seja muito parecido”, concluiu.

Um acidente no fim da tarde de hoje interditou parcialmente a pista no km 639 da BR-376 sentido capital paranaense. O congestionamento de veículos chegou a 5 km.

O fluxo de veículos de retorno para Curitiba na região dos Campos Gerais (Ponta Grossa), Norte (Londrina e Maringá) e Oeste (Foz e Cascavel). segundo a PRF, é de 2 mil por hora e é considerado alto. De acordo com a PRF não ocorreram acidentes graves nestas regiões.

No balanço do feriado até o momento, baseado em dados divulgados até as 9 horas desta segunda-feira pela PRE e PRF, ocorreram 145 acidentes e 16 mortes nas rodovias do Estado, sendo oito nas estaduais e oito nas federais.