Para Santa Catarina

Motoristas precisarão de paciência para viajar

Os motoristas que saírem de Curitiba rumo ao litoral de Santa Catarina durante a temporada de verão precisarão ter paciência para encarar as longas filas causadas pelas obras na rodovia que liga a capital paranaense às principais praias do estado vizinho. A pior situação se encontra na BR-101, no Km 6, já no município de Garuva, onde obras na ponte sobre o Rio Bracinho deixam o trânsito lento nos dois sentidos.

Por causa da obra de reforço e alargamento na ponte, o tráfego neste trecho flui apenas em pista simples nos sentidos norte e sul. A intervenção tem causado transtornos aos motoristas que passam pelo local. O caminhoneiro João Cordeiro passa diariamente pelas obras. Ele conta que os engarrafamentos estão acontecendo até durante a semana. “Antes, no meio da semana você conseguia passar tranquilamente pela pista simples. Agora, engarrafa direto. Quero só ver durante o verão, quando a estrada enche de turista”, indaga o motorista.

Paula Roberta Farias é caixa num posto de combustível próximo ao local e também reclama dos engarrafamentos constantes no trecho. “Agora quase todo o dia a estrada fica parada. E é perigoso, já que tem motorista que não vê a fila parando e freia em cima. O risco de acidente é muito”, frisa.

O caminheiro Francisco Kist conta que o excesso de obras ao longo da via atrapalha muito a vida de quem trafega na rodovia. “É aqui em Garuva, tem mais lá perto de Florianópolis e Palhoça, também em Santa Catarina. Parece que as obras não acabam nunca e isso só piora o tráfego, que já é alto em condições normais de pista”, protesta.

Segundo a concessionária Autopista Litoral Sul, que administra o trecho, a obra continuará por toda a Operação Verão estipulada pela empresa, que começa no dia 14 de dezembro e vai até 18 de fevereiro.

Litoral do Paraná

Já para quem vai para as praias do Paraná, a situação é bem diferente. De acordo com a Ecovia, concessionária que gerencia a BR-277, durante o período de temporada, entre 15 de dezembro e 18 de fevereiro, não serão realizadas obras no trecho entre Curitiba e o litoral, exceto em situações emergenciais. A concessionária ressalta que as obras das novas pontes, cujas construções tiveram início no segundo semestre, nos km 9 (Paranaguá) e km 24 (Morretes), já foram finalizadas.

Voltar ao topo