Motoristas poderão regularizar EstaR em lotéricas

Uma parceria entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal permitirá que em breve o motorista curitibano compre talões e faça a regularização de infrações do Estacionamento Regulamentado (EstaR) em agências lotéricas conveniadas da Caixa na capital paranaense. A novidade integra um conjunto de medidas para a área de trânsito anunciadas nesta terça-feira (3) pelo prefeito Gustavo Fruet. Também como parte do esforço para descentralizar serviços e facilitar a vida do cidadão, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) implantará postos de atendimento nas Ruas da Cidadania, começando ainda este mês pelas da Boa Vista e de Santa Felicidade.

Atualmente, a regularização das infrações ao regulamento do EstaR só pode ser feita em seis locais (na própria Setran, na tesouraria da Urbs e nas Ruas da Cidadania da Matriz, Boa Vista, Boqueirão e Portão) ou pela internet. “Com o convênio com a Caixa, passaremos de seis pontos de atendimento do EstaR para uma rede de centenas de pontos em toda a cidade, facilitando a vida do curitibano”, disse Fruet.

A regularização evita que um aviso de infração (em casos, por exemplo, de estacionamento em área de EstaR sem utilização do cartão ou de cartão assinalado de forma incorreta) se transforme em multa de trânsito.

O convênio está sendo estruturado pela Setran e pela CEF e o serviço deverá estar implantado até o fim deste ano. A regularização do EstaR passará a ser feita apenas nas casas lotéricas. Os agentes de trânsito deixarão de vender talões de EstaR. Essa medida aumentará a segurança dos agentes, que atualmente ficam expostos ao risco de assalto por lidarem com dinheiro. Também representará economia para a Setran, que não terá mais gastos com vigilância armada na sede da secretaria.

O processo de descentralização será reforçado pela implantação de postos da Setran nas Ruas da Cidadania. A previsão é que ainda este ano todas as regionais recebam a nova estrutura. Nas regionais Boa Vista e Santa Felicidade, os postos da Setran passam a funcionar ainda em setembro.