Motoristas fazem campanha por duplicação da BR-116

A situação precária da BR-116, entre Curitiba e o município de Mandirituba – onde os acidentes mais que dobraram de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado (passaram de 77 para 167, segundo a Polícia Rodoviária Federal) – foi mostrada por O Estado na última semana.

Agora, motoristas que transitam com freqüência pela rodovia estão encabeçando uma campanha em prol da duplicação urgente da estrada, no trecho de cerca de sete quilômetros entre a capital e a cidade de Fazenda Rio Grande.

É o caso do coordenador de segurança do trabalho Carlos Roberto Camello, que viaja diariamente entre Curitiba e Fazenda, e está cansado de enfrentar congestionamentos, principalmente em horários de pico e dias de retorno de feriados. Ele acha absurdo o trecho entre os dois municípios ainda estar em pista simples.

“É desumano o trânsito no local nos inícios de manhã e finais de tarde. Outros municípios – como Araucária, Campo Largo, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras – têm conexão com pistas duplas. Não entendo porque Fazenda Rio Grande não tem”, declara.

O caminhoneiro Felício Sadlowski, que realiza diariamente o percurso não duplicado, conta que, em horário de pico, já levou uma hora para ir da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa-PR) até a ponte do Rio Iguaçu (respectivamente onde o trecho de pista simples começa e termina).

“Já presenciei diversos acidentes no trajeto, pois as pessoas ficam irritadas com a lentidão do trânsito e, na tentativa de ganhar tempo, começam a se arriscar”, conta.

Evitar o trecho é a solução encontrada pelo engenheiro Gustavo André Leitis. Sempre que pode, ele faz um desvio pelos municípios de Palmeira, São João do Triunfo e São Mateus do Sul para ir em direção ao Sul do País.

“O caminho é mais longo, mas prefiro adotá-lo do que ter que passar pelo trecho de pista simples entre a capital e Fazenda Rio Grande, onde as ultrapassagens são impossíveis e os motoristas dificilmente conseguem chegar a sessenta quilômetros por hora”, diz.

Concessionária

A concessionária OHL Brasil, que assumiu a administração do trecho no último mês de fevereiro, informa que a duplicação será realizada, mas que ainda não há data prevista para o início das obras. O prazo dado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) para que tudo esteja concluído é dezembro de 2012.