Motoristas e cobradores protestam contra violência

Cerca de vinte motoristas e cobradores da Viação Tamandaré, de Almirante Tamandaré, promoveram na manhã de ontem, em Curitiba, uma caminhada de repúdio à violência praticada contra a categoria.

No domingo, o motorista da linha Jardim Gramado, Celestino Martino Leite, de 55 anos, foi espancado durante um assalto ao ônibus que ele dirigia. Na tentativa de defendê-lo, a cobradora Telma Regina da Cunha, 39, também saiu ferida. Saulo Ribeiro Zaczeski, 18, e Everaldo de Assis, 19, foram presos, acusados do crime, e permanecem na delegacia de Tamandaré. Os trabalhadores caminharam da Avenida João Negrão, sede do Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região (Sindimoc), até o Centro Cívico.

Segundo Denílson Pires, presidente do Sindimoc, só em janeiro foram 499 assaltos a ônibus e estações-tubo. “É por isso que defendemos a implementação do cartão para o usuário: enquanto a passagem for paga com dinheiro e vale-transporte vai haver risco para cobradores, motoristas e usuários”, disse.

O cobrador Wenceslau da Cunha, um dos líderes do movimento, disse que moradores da Vila Chico Mendes, em Almirante Tamandaré, vão doar material para a construção de um módulo policial no ponto final do Jardim Gramado. “Aquela área é especialmente perigosa. Sempre tem assalto”, explicou Wenceslau, destacando o trabalho das polícias Civil e Militar da cidade. “Eles têm mostrado serviço, só que estão em poucos.” Wenceslau pediu rigor na punição dos bandidos e também defendeu a instalação dos cartões.

Voltar ao topo